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Rede hoteleira Marriott compra Starwood por US$ 12,2 bilhões

economia

A rede norte americana de hotéis, Marriott International, anunciou nesta segunda (16) a compra da concorrente Starwood Hotels & Resorts por US$ 12,2 bilhões.

Essa é a transação mais importante do setor hoteleiro desde 2007, quando o fundo americano de investimentos Blackstone comprou o grupo Hilton por US$ 26 bilhões.

Com a aquisição, a companhia terá 1,1 milhão de quartos em mais de 5.500 hotéis pelo mundo, o que dará à Marriott maior presença em mercados como Europa, América Latina e Ásia, incluindo Índia e China.

Assim, a companhia vai se tornar a maior companhia hotelaria do planeta em termos de número de quartos

A Starwood, que recebe quase dois terços de sua receita de fora dos Estados Unidos, basicamente se colocou à venda em abril, quando disse estar considerando alternativas estratégicas.

Para cada ação que possuírem da Starwood, os investidores receberão 0,92 ação classe A da Marriott e US$ 2 em dinheiro, disseram as companhias nesta segunda.

Acionistas da Starwood também receberão cerca de US$ 7,80 por ação pela cisão do negócio de “timeshare” (turismo por tempo compartilhado) e a subsequente fusão com o Interval Leisure Group.

A operação, aprovada pelos conselhos de administração de ambos os grupos, vai reunir as marcas da Marriott, como Ritz-Carlton, Renaissance, JW Marriott e Gaylord, com as da Starwood, como St Regis, W, Westin, Le Méridien e Sheraton.

Até recentemente, parecia que a Starwood cairia sob o controle de outra companhia de hotelaria norte-americana, a Hyatt, que estava em negociações avançadas quanto a uma aquisição. Pelo menos um grupo chinês de hotelaria e turismo e a InterContinental Hotels, sediada em Londres, sinalizaram interesse na aquisição da Starwood.

ÁSIA

Para a Marriott, a transação apressará sua expansão à China e adicionar marcas luxuosas com ressonância particular no mercado asiático.

A companhia já opera hotéis em 26 cidades da China continental e anunciou no começo do mês que desejava estar presente em 50 cidades nos próximos três ou quatro anos. A Marriott vem em média abrindo um novo hotel por quinzena, na China, recentemente.

“Em longo prazo, somos muito otimistas quanto à China”, disse Arne Sorenson, presidente-executivo da Marriott, no começo do mês. Ele acrescentou que a Starwood e a Hilton eram suas duas principais concorrentes no mercado da China, em companhia da cadeia chinesa de hotelaria Shangri-La.

Em maio, na Conferência Árabe de Investimento em Hotelaria, Sorenson rejeitou questões sobre um possível interesse da Marriott na aquisição da Starwood, afirmando que esta não se enquadrava no perfil recente das aquisições da Marriott.

As ações da Marriott caíram em quase 7% este ano, o que confere à empresa um valor de mercado de US$ 18,7 bilhões.

A aquisição da Starwood eleva o volume total de transações na hotelaria este ano a quase US$ 50 bilhões -o que se aproxima do recorde de US$ 75 bilhões estabelecido em 2007-, de acordo com a Dealogic.

DA REDAÇÃO O ESTADO ONLINE
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Fonte: Folhapress
(NR)

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