23.1 C
Fortaleza

Polícia Civil realiza maior apreensão de drogas sintéticas do Norte/Nordeste

Polícia Civil apreendeu a maior quantidade de drogas sintéticas do Norte e Nordeste na segunda fase da Operação “Rave Over”. A ação, que teve início no dia 11 e foi finalizada no dia 15, resultou na prisão em flagrante de 14 pessoas, inclusive a do principal fornecedor de drogas sintéticas do Ceará, Davi Saraiva Benigno, 21.

coletiva DNARC - Drogas sintéticasNAYANA MELO (9)

Em entrevista coletiva, a diretora adjunta da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), Patrícia Bezerra, informou que as investigações começaram após a prisão de Mário Italo Savi em julho desse ano. Na época, ele era considerado o maior responsável pelo tráfico de drogas sintéticas do Ceará. A prisão dele aconteceu durante uma festa rave chamada Underground, na Praia de Iracema.

“A operação de agora foi uma continuação da que iniciamos em julho. As investigações nos levaram até o Davi Saraiva, que, após a prisão de Mário Ítalo, acabou assumindo o papel do fornecimento da droga no Nordeste. Ficamos sabendo da realização de uma festa rave com o mesmo nome da festa que aconteceu em julho e que, por conta dessa festa, uma grande quantidade de drogas sintéticas tinha chegado à cidade. Então, intensificamos o trabalho e, no dia 11, desencadeamos a operação”, informou Patrícia Bezerra. Na casa de Davi, a Polícia apreendeu, ainda, uma pistola calibre 765 com numeração raspada e oito munições.

Drogas

Dentre as drogas apreendidas estão 23 frascos de lança-perfume (loló), cerca de dois quilos de maconha, frascos de LSD na forma líquida, mais de dois mil pontos de NBOMe, 1.650 comprimidos de ecstasy, além de 10 gramas de Ktamina, haxixe e meio quilo de MDMA, mais conhecido como cristal, que custa cerca de R$ 150 o grama. “Esta última droga provavelmente chegou da Holanda via correio. A maior apreensão que fizemos dela foi de 28 gramas. Nós já informamos à polícia internacional da entrada dela em nosso estado”, disse Sérgio Pereira, delegado e diretor da DCTD.

Apreensão

Ainda segundo o delegado, foram apreendidos cerca de R$ 220 mil em drogas sintéticas. Ele considerou essa a maior operação realizada este ano em número de apreensões e acredita ter desmontado a maior rede de drogas sintéticas do Ceará. “Foram cerca de 50 policiais civis que trabalharam ininterruptamente. Alguns ficaram até 72 horas sem dormir fazendo a campana, mas conseguimos prender quem estava distribuindo, quem estava entregando para repassar e, durante a festa, ainda prendemos alguns vendedores. Não dispensamos nem os usuários que foram encaminhados para o registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)”, afirmou o delegado, acrescentando que as investigações e prisões não se deram em apenas um momento.

O delegado revelou o perfil dos presos. “Todos são jovens, entre 18 e 22 anos, de classe média alta e com boas condições de vida. A maioria reside em bairros nobres de Fortaleza e atua durante as festas rave da cidade”. Todos os 14 suspeitos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img