30.1 C
Fortaleza

Período turbulento

Acha-se previsto para terminar até 20 de dezembro o atual período de trabalho do Congresso Nacional, considerado um dos mais turbulentos, assinalado por acentuadas divergências internas, com desdobramento juntos aos segmentos conscientizados da opinião pública do País.

A eleição do atual presidente da Casa foi das mais disputadas, embora, resultasse em tranquila vitória de Eduardo Cunha, sobreposto ao concorrente Arlindo Chinaglia, que exercera, aliás, o importante posto, em legislatura anterior, escolhido que fora, naquela ocasião, pela solidariedade integral de seus companheiros do PT e outras facções que a ele se agregaram.

Além do torvelinho interno, a questão suscitada pelo comentado impeachment da atual titular da Presidência, Dilma Rousseff, igualmente contribuiu para agitar as discussões, ensejando o desdobrar de mobilizações externas, nas ruas das grandes cidades do nosso país, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro.

A Operação Lava Jato sempre foi, também, objeto de acompanhamento dos parlamentares, com base em noticiário da mídia e informações obtidas das delações confiadas ao juiz Sérgio Moro, muitas delas já em poder do relator, no Supremo Tribunal Federal, ministro Teori Zavascki, para próximas decisões do Colegiado, quando se tratar de um indiciado, detentor de foro privilegiado.

Para juristas renomados, as decisões somente ocorrerão no ano vindouro pela complexidade das acusações e a defesa confiada a eminentes causídicos, que tudo farão para salvar os clientes de penas que envolvam, implicitamente, a perda do respectivo mandato parlamentar.

Especulações frequentes são produzidas por comentaristas dos veículos de comunicação social, refletindo nas rodas congressuais e em setores conscientizados da opinião pública brasileira.
Parece virtualmente superado o assunto alusivo à situação da titular do Planalto, embora ainda remanesçam segmentos que, atuando de forma direcionada, pugnam pela destituição da chefe de nossa nação.

Acredito que muitos destes problemas transferir-se-ão para o próximo exercício, após o recesso que estará concluído a 1º de Fevereiro vindouro.
Até perduram as apreensões de muitfs dos acusados e a expectativa dos estamentos mais esclarecidos da opinião pública brasileira.

Mauro Benevides
Jornalista e  Presidente Cn

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img