26.1 C
Fortaleza

Nuclear Não

Matéria publicada pela Adital, afirma que enquanto 24 carros-pipa são destinados às necessidades mensais de todas as famílias que vivem na comunidade Riacho das Pedras, em Santa Quitéria, Estado do Ceará, o equivalente a 115 desses caminhões seriam dirigidos a cada hora, somente, para um empreendimento de exploração mineradora no local. A notícia é uma referência ao Consórcio Santa Quitéria, projeto que quer instalar um complexo industrial dedicado à exploração mineral e à produção de energia nuclear.

Recentemente, setores dos movimentos sociais, da sociedade civil organizada e lideranças comunitárias reuniram-se para discutir a questão, durante a II Jornada Antinuclear do Ceará, no próprio município atingido, e promovida pela Articulação Antinuclear do Ceará (Aace). O evento trouxe como tema “A defesa da vida e a resistência antinuclear no Brasil”.
Toda vida serei contra a exploração de urânio no Ceará ou em qualquer outro lugar do mundo. Pra que energia nuclear quando temos tanto sol, tanto vento e tanto mar? Quem está por trás desse empreendimento?

COP 21. A polícia francesa cancelou, por razões de segurança, as marchas pelo clima que ocorreriam no próximo dia 29, em Paris, na véspera da abertura da COP21, e no dia 12 de dezembro, após o final da conferência do clima. O anúncio do cancelamento foi feito pela Coalizão Clima 21, uma rede de organizações da sociedade civil que organiza as marchas em várias cidades do mundo. As marchas deveriam juntar milhares de pessoas nas ruas da capital francesa. Elas partiriam da Place de la République, na mesma região onde ocorreu a maior parte dos atentados da última sexta-feira, que deixaram 129 mortos.

Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) denuncia a “negligência total” por parte das empresas responsáveis pelas barragens que se romperam e liberaram uma enxurrada de lama, destruindo várias comunidades do município de Mariana, Minas Gerais. De acordo com o MAB, há vários anos a população vinha alertando para os riscos das barragens, mas as empresas continuavam normalmente suas atividades, sem tomarem quaisquer medidas de segurança e orientação sobre os perigos da estrutura.

Hoje, às 17 horas, pelo décimo terceiro ano consecutivo, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará Piauí e Maranhão (Fetrans) juntamente com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat Fortaleza) realizam mais um edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar, que será entregue amanhã, em cerimônia na Praça Verde do Dragão do Mar.

REFLEXÃO: Como pode o governo brasileiro prometer uma participação expressiva no combate ao aquecimento global, quando permite ao agronegócio trocar florestas por pastagens, como se ignorasse que as florestas sequestram carbono, ao passo que a queima libera quantidades gigantescas de gases de efeito estufa na atmosfera do planeta?

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img