25.1 C
Fortaleza

A crise e os governadores

A crise e as dificuldades na governança motivaram uma reunião de 15 governadores do Brasil, que está se realizando desde ontem em São Paulo. O governador Camilo Santana está presente com secretários. A pauta do encontro é conhecida: impostos, dificuldades nas áreas de educação, mobilidade urbana e, para os gestores nordestinos, a seca que assola a região.

Homenagem
A presidente do Conselho de Responsabilidade Social da Fiec, a jornalista Wânia Dummar, recebeu a Medalha Boticário Ferreira. A entrega aconteceu, ontem, na Câmara Municipal de Fortaleza. A homenagem é um reconhecimento ao seu trabalho na área social. Ela comanda as ações de responsabilidade social da Fiec. Nascida em Fortaleza, Wânia Dummar é graduada em Comunicação Social pela UFC e ingressou no grupo O Povo ainda como estudante universitária. Atuou como repórter, noticiarista e editora. Integrou também a equipe que desenvolveu a criação do segundo caderno do jornal, hoje conhecido como Vida & Arte. Wânia Dummar é viúva do empresário e jornalista Demócrito Rocha Dummar, ex-diretor-presidente do Grupo de Comunicação O Povo. Hoje, faz parte do Conselho Editorial do jornal.

Para as dívidas
Nem poupança, nem compras de Natal. Para 46% dos entrevistados na pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias de São Paulo e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo com pessoas que recebem 13º salário, o destino para o dinheiro extra é o pagamento de dívidas. Outros 18% pretendem fazer compras de Natal, e 14% afirmam que o valor vai para poupança ou investimentos.

Sem possibilidade
De acordo com o estudo da Fiesp, 48% responderam não haver possibilidade nenhuma de contrair dívidas, o maior número registrado desde 2009. Em 2014, a mesma afirmação foi feita por 29% dos entrevistados. Sobre o presente de Natal, 23% dos entrevistados pretendem gastar menos que no ano passado. Em 2014, a mesma resposta foi dada por 11%.

Expectativas
A avaliação sobre a situação presente ficou parecida com a do mês anterior, mas houve melhora das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Situação Atual variou 0,2%, passando de 65,7 para 65,8 pontos, e o Índice de Expectativas avançou  2,1%, de 81,1 para 82,8 pontos. O indicador que mede o grau de otimismo com a  economia subiu 5,2%, de 70,5 para 74,2  pontos, o melhor resultado desde agosto deste ano (74,7). A parcela de consumidores projetando melhora avançou de 14,0% para 14,1%; a dos que preveem piora recuou de 43,5% para 39,9%.

Reduzidos
A Câmara de Comércio Exterior publicou resoluções que reduzem o imposto de importação de 151 novos produtos, além de sete renovações, a maior parte de bens de capital (máquinas e equipamentos), mas também contemplando bens de informática, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Ex-tarifário
Os produtos foram inseridos no regime de “ex-tarifário”, que vale para itens sem produção nacional. Os produtos classificados como bens de capital, que tinham tributação média de 14%, passarão a pagar 2% de imposto de importação, na maior parte dos itens, enquanto os itens de bens de informática, cujo tributo era de até 18%, também terão o imposto reduzido para 2%. As reduções valem até 30 de junho de 2017.

 

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img