26.1 C
Fortaleza

Maria Luiza Fontenele traz Geraldo Vandré para festa

“Ela aniversaria. Ele ganha uma biografia. Ela irrompeu como uma rosa no asfalto. Ele fez da flor seu mais forte refrão. Ela, em 1968, viveu esse novo cantar contra o regime civil-militar. Ele viu sua poesia num hino contra a ditadura se transformar. Ela descobriu o fundamento do sistema e clama por um novo porvir. Ele continuou criando poemas na busca de uma sociedade por vir. Ela, 30 anos depois, olha para uma vitória cujo acerto de contas à história ainda não possibilitou.

Ele, 47 anos depois, olha para uma vitória que lhe escapou das mãos, mas não do que sua histórica canção conquistou. Ela, pouco tempo depois, se deparou com uma descoberta que mudou radicalmente o seu novo caminhar. Ele viveu, logo depois, o clima do AI-5 que mexeu profundamente com seu existir e pensar. Um encontro imperdível. Agora, estão juntos numa festa emancipatória. Um encontro imperdível e instigante para caminharmos e cantarmos a nova poesia do futuro. O alerta do poeta para olharmos para a lua e não para o dedo está originando uma nova e bela manhã. Com isso, uma incontornável pergunta se apresenta. O que significa pra não dizer que não falei das flores, hoje? Duas ousadias, entre outras, estarão presentes nesta festa de aniversário.

Uma é o alerta, diante da crise da fronteira histórica do sistema, para a extinção do capitalismo e não da humanidade e do planeta. Aqui, a busca teórica e prática do antissujeito nos convida a voarmos além das relações fetichistas patriarcais capitalistas. A outra é a abordagem acerca da trajetória, música e poesia de um dos mais importantes poetas da nossa canção. Como a árvore dourada da vida tornou-se cinzenta, gesta-se uma arte para cantarmos não mais as mercadorias e suas paixões, mas o ser humano e sua emancipação. Todas as nossas festas são marcadas por emoção, beleza, paixão e tesão. Mas esta tem um sabor especial.

Trata-se da apresentação musical e poética do livro sobre Geraldo Vandré por Jorge Fernando dos Santos e Marcelo Diniz que, com certeza, devem propiciar uma noite especial. Eis um momento inesquecível! Esperamos contar com você! Um abraço”, Maria Luiza Fontenele. O convite é como diz o texto, imperdível. Será amanhã, 27, a partir das 19 horas, no Estoril, na Praia de Iracema, a festa de aniversário da Maria e lançamento do livro com a presença do autor.

E ao entrevistarmos para nossos espaços (jornal O Estado, impresso e internet, sistema avol – www.avol.com.br, rede facebook e Política Especial, na Cidade AM 860, Maria Luiza se emocionou ao recordar sua trajetória de vida até aqui e a continuidade do que significa “pra não dizer somos todos iguais – caminhando e cantando e seguindo a canção, nas escolas, nas ruas , campos , construções. Falei das flores , hoje? A certeza na frente. A história na mão”. O flagrante, Geraldo Vandré e Maria Luiza Fontenele, a primeira mulher prefeita de uma capital no País, há 30 anos atrás e que também foi deputada estadual e federal trabalhando por uma sociedade justa e igualitária.

Todo mundo lá
Conversando com quase todos os deputados estaduais, ex-deputados, ex-prefeitos, ex-vereadores, prefeitos e gente de imprensa, tá todo mundo dizendo que vai prestigiar a festa de Maria Luiza e Gerando Vandré. De vários municípios as caravanas começam a ser formadas. Como por exemplo, Gilsinho Macambira e sua mãe, a ex-prefeita Felismina Campelo prometem trazer amigos de Palmácia; Cirilo Pimenta, com o jornalista Francisco Bezerra “Bezerrinha”, à frente, já confirmaram presenças.

Além do ex-deputado Vasques Landim, “candidatíssimo” a prefeito de Juazeiro, vem trazendo uma caravana de devotos do padre Cícero e tudo para não dizer que falei de flores. Vai ser festão. E uma certeza para todos a força da ex-prefeita Maria Luiza Fontenele, ela passa como mulher, mãe, professora, gestora pública honrada e legisladora atuante. Espera-se que sua terra natal – Quixadá também se faça presente com grande caravana.

2016 já chegou
Sábado, 28, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza será realizada a posse da nova executiva estadual do PPS e um encontro político com as principais lideranças do partido, em termos de capital e interior do Estado. Está confirmada a presença do presidente nacional do partido, deputado federal Roberto Freire. Outros partidos também estão se movimentando já trabalhando estratégias e firmando projetos para a campanha que vem por aí.

1 – Entre os atuais deputados estaduais que devem disputar as eleições municipais ano que vem, citam-se , nos bastidores, como fortíssimos concorrentes: Ivo Gomes (Sobral), Naumi Amorim (Caucaia), Laís Nunes (Icó), Leonardo Araújo (Trairi) e Carlomano Marques, em Pacatuba. 2 – Vem aí, dia 2 de dezembro, o tradicional forró da Felismina, na principal praça de Palmácia. Muito arrasta-pé e alegria para todos, promete a ex-prefeita Felismina Campelo.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img