30.1 C
Fortaleza

Seminário em Juazeiro discute saneamento no Cariri

A cidade de Juazeiro do Norte recebeu, ontem, um seminário que trata sobre o esgotamento sanitário do Cariri. O evento realizado no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE) ocorreu como um desdobramento da Carta Cariri, realizada em dezembro de 2013. Na ocasião, foram firmados compromissos dos envolvidos, estabelecidas metas e elaborados planos para o melhoramento do abastecimento e saneamento básico na Região do Cariri.

A procuradora de Justiça do Estado do Ceará, Sheila Pitombeira, falou, durante palestra, sobre a Carta Cariri, a evolução do documento e sobre a função de cada ente ligado à cadeia que está envolvido nas questões de abastecimento, saneamento e contaminação dos lençóis freáticos. Também participaram do seminário o promotor de Justiça de Barbalha, André Luíz; o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB); representante do IFCE, Ianice Santos; e o diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceara (Cagece), Neuri Freitas.

Freitas disse que a intenção é conscientizar a população quanto à necessidade de realizar a ligação nas redes de saneamento existente nos municípios, de forma a preservar com mais eficiência os recursos hídricos das cidades. Ele afirmou que, dos 35% do sistema disponibilizados em Juazeiro do Norte, apenas 50% das residências está ligado.

Barbalha

Em Barbalha, esse percentual é ainda menor. “Para que nos possamos ter um trabalho de forma a evitar a contaminação dos lençóis freáticos, é necessário que se faça a ligação na rede de coleta. Em Barbalha, existe 100% da sede do município com disponibilidade, mas o número de residências ligadas ao sistema de coleta é mínimo, e temos que mudar essa realidade”, disse Neuri Freitas. O diretor-presidente finalizou dizendo que a meta em cada município é ter ligado ao sistema de coleta de esgoto 80% das residências onde há disponibilidade de sistema.

Nesse sentido, a Cagece lançou, ontem, uma campanha para sensibilizar a população da região do Cariri sobre a importância de se interligar à rede de esgoto. Equipes da Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris) da Cagece irão realizar visitas para orientar os moradores. Durante a visita, serão distribuídos materiais educativos com instruções sobre como fazer a interligação à rede coletora da Cagece e os benefícios obtidos com a ação.

Além disso, cartazes serão fixados em pontos estratégicos, como postos de saúde e hospitais. A campanha também contará com spots de rádio que serão divulgados nos veículos da região.

A Cagece também preparou ação voltada para o público infantil, por acreditar que a educação acerca do tema deve começar desde a infância. Desta forma, a campanha também levará informações para as escolas por meio do teatro de bonecos e os mascotes Pingo e Gota. O material da campanha pode ser acessado através do portal da Cagece (www.cagece.com.br). A companhia também disponibiliza diversos canais de comunicação com os cidadãos, por meio da central de atendimento, 24h por dia, pelo telefone 0800.275.0195. Outro meio de se comunicar com a empresa é através do aplicativo Cagece Mobile (disponível para smartphone – iOS e Android) que pode ser baixado gratuitamente.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img