26.1 C
Fortaleza

Outra greve?! Peraí!

 

Esta é uma nota da Urca — Universidade Regional do Cariri, diante do quadro de deflagração de uma nova greve na instituição. NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA E À SOCIEDADE — A Reitoria da Urca, cuja gestão quadrienal teve início em 2 de julho de 2015, defende um projeto de universidade que garanta os direitos dos professores, servidores administrativos e estudantes; uma universidade pública, gratuita, de qualidade e com referenciais sociais no desenvolvimento e combate a toda e qualquer forma de discriminação. A greve é um instrumento legítimo e legal da comunidade universitária e, nesse sentido, a Reitoria a reconhece como um meio de luta. Mas compreendemos também que essa forma de luta não pode ser desgastada e banalizada a tal ponto que a torne inoperante e inócua. Para além da legalidade de uma greve, a legitimidade consolida o ideal de deliberação republicana das decisões.

A Urca tem 623 professores e somente 68 participaram da assembleia que deflagrou a greve em 26 de novembro de 2015. Incontinente à deflagração da greve, um forte movimento de não adesão por professores e estudantes se instaurou em favor do “Luta Sim, Greve Não!”, que já esteve reunido com estudantes e professores em Juazeiro do Norte, no campus Crajubar e em outros cursos com sede em Crato. Como é do conhecimento da sociedade, o Ceará e a Urca se inserem na dinâmica de uma crise mundial capitalista. Restringir essa crise ao âmbito da Urca, sabedores de que há enfrentamento efetivo dos problemas que impactam nosso dia a dia, denota limite de visão da totalidade da realidade ou uma visão propositadamente distorcida, que em nada contribui para a resolução dos problemas decorrentes dessa crise. Consideramos o diálogo importante.

Desde 02 de julho de 2015, a Reitoria já realizou quatro encontros institucionais com o Sindicato, ocasiões em que pôde apresentar números precisos sobre ascensões e promoções funcionais, indicadores de crescimento da Urca em pesquisa, ensino e extensão, PCCV de servidores e professores, assistência estudantil e situação de investimentos e processos administrativos em curso. Reconhecer os avanços de um processo de consolidação e manutenção de uma universidade pública, gratuita e de qualidade é fundamental para seguirmos adiante.

Qualquer discussão precisa ter a verdade como condutora nesta luta: obtivemos sucesso inquestionável com a ampliação e melhorias na infraestrutura da Urca em seus diversos campi e no aumento proporcional do número de docentes à demanda decorrente do crescimento em todos os setores, mas sabemos, temos muito ainda a conquistar. Para além disto, está em curso o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Governo do Estado em relação às demandas apresentadas como condição para suspensão das greves que duraram, juntas, sete meses no ano de 2014.

Aguenta que aí vêm elas Aderiram ao PMB – Partido da Mulher Brasileira – no Ceará, quatro deputados estaduais e será a quarta maior bancada da Assembleia Legislativa. Odilon Aguiar e Laís Nunes, eram do Pros; Bethrose, do PRP e o vice-líder do Governo, Julio César Filho, trocou o PTN pela nova sigla. E o primeiro suplente do PSDC, Nizo Costa.

Não viu o bléqui fraude
As despesas extras de fim de ano e as perspectivas são de que a economia ainda não terá se recuperado em 2016. Cuidado pra para não exagerar nos gastos e começar o ano com recursos equilibrados.

Dedo no suspiro
A economista-chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Brasil), Marcela Kawauti, explica que um erro comum nas festas é calcular apenas as despesas com o lazer.

Os cuidados
“Tem de tomar muito cuidado com isso. Tem viagem, presente, ceia, roupa, só que janeiro também tem muitos gastos” diz a atrapalha coito.

Pra pensar na quarta
Enquanto cê faz aí sua fezinha na mega: o único animal que cospe no prato em que comeu é o homem.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img