26.1 C
Fortaleza

Dilma vai repetir a defesa que fracassou no TCU

É uma evidente fraude processual
Ministro Gilmar Mendes (STF) sobre a
tentativa do PT de manobrar decisão judicial

A estratégia de defesa da presidente Dilma, na comissão processante do impeachment, é repetir o que fracassou no julgamento das pedaladas fiscais no Tribunal de Contas da União: que “todo mundo fez igual”. A alegação, que os ministros do TCU consideraram risível, nem sequer leva em conta que entre governos passados e o atual, foi criada uma lei que Dilma costuma ignorar: a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ofensa à inteligência
Os analistas do TCU se ofenderam com as justificativas de Dilma sobre as pedaladas: crime fiscal é crime, independentemente do autor.

TCU condenou
Nas pedaladas, o governo tentou afastar o relator, chamou ministro do TCU de “agente político” etc. Só faltou acusar o TCU de “golpista”.

Desqualificar, sempre
No julgamento das pedaladas fiscais, três ministros de Dilma tentaram desqualificar o relator, ministro Augusto Nardes. Foi inútil.

Documento arrasador
O governo chama de “golpe” a denúncia de três dos mais admirados juristas brasileiros: Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr e Janaína Paschoal.

É brincadeira
Ex-diretores Petrobras, Paulo Roberto
Costa, ladrão confesso, e Renato Duque, ambos presos, só receberam “pena” de “censura ética”.

Catatonia
Habitualmente a Comissão de Ética deve se reunir uma vez por mês, mas em tempos de crise ética, reuniu-se a última vez em agosto.

É só fumaça
A “censura ética” aplicada pela Comissão de Ética não afeta os “condenados”, porque não há consequências práticas. Só “fumaça”.

Estado islâmico
Para forçar o Congresso a oficializar o rombo fiscal de R$119,9 bilhões, flexibilizando a meta, o governo aterrorizou parlamentares. Nelson Barbosa (Planejamento) mostrou um cenário apocalíptico, ameaçando cortar programas sociais e… emendas parlamentares. Funcionou.

Novo presidente
A euforia do impeachment derrubou dólar, animou bolsa e o astral nacional, e devolveu otimismo ao Comitê Olímpico, onde há torcida para Michel Temer presidir a abertura dos Olimpíadas, em agosto.

Os mercenários
A situação do governo é tão ruim que só os chamados “movimentos sociais”, milicianos sustentados por verbas públicas, defendem o governo Dilma, observa o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).

No bolso do Governo
Incentivado pelo Planalto, Leonardo Picciani (PMDB-RJ) quer assumir a presidência da Câmara contrariando seu inventor, Eduardo Cunha. Picciani também reluta apoiar o “projeto Michel Temer presidente”.

Pedido acatado
A mulher de Beto Mansur (PRB-SP) não gostou do que viu na TV: o marido ao lado de Eduardo Cunha falando de impeachment. Ligou para ele e o mandou tosar a vasta cabeleira. Homem submisso, obedeceu.

Porteira fechada
Ex-ministro da Secretaria de Portos, Edinho Araújo (PMDB-SP) lembra que procurou “fazer um trabalho técnico”. Já o seu substituto, Helder Barbalho, chegou e trocou todos os comissionados.

Exterminador do futuro
O deputado Alberto Fraga (DEM-DF) prepara um balanço do primeiro ano do governo Rodrigo Rollemberg (PSB). Vai pegar pesado: “Ele tem a marca de destruidor de lares de pessoas carentes”.

Renovação
O deputado Daniel Coelho (PE) já aparece como principal nome para substituir o atual líder trapalhão do PSDB, Carlos Sampaio (SP), em 2016. A decisão deve sair na próxima semana.

Pensando bem…
…o PMDB agora terá que optar entre “candidatura própria em 2018” ou assumir “candidatura única” de Michel Temer em 2016.

o poder sem pudor

Viajante imprevisto

O embaixador Rubem Cattan estava no Bar do Museu, em São Paulo, e resolveu ajudar o amigo Leão Nogueira, de pileque, a acomodar-se no banco de trás de um táxi. O homem estava bêbado mesmo, por isso deu trabalho. Mas ao fechar a porta do carro, o embaixador ainda ouviu um diálogo curto e grosso, entre o motorista e o cambaleante passageiro:
– Para onde o doutor vai?
– Jamais saberás! – exclamou Nogueira, desfalecendo no segundo seguinte.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img