27.8 C
Fortaleza

Araripe: eleitores escolhem prefeito em pleito tranquilo

Os eleitores de Araripe, município que fica a cerca de 530 quilômetros de Fortaleza, voltaram às urnas neste domingo, 6, para eleger o novo prefeito. Venceu o candidato Giovane Guedes Silvestre, com 72,82% dos votos válidos, da coligação PT/PR/DEM/PSDC, que tem como vice-prefeito Francisco de Sales Alves Andrade.

foto_

O novo prefeito Giovane Guedes Silvestre derrotou Damião Rodrigues de Alencar, da coligação PSD/PP/Pros, que tinha como candidato a vice-prefeito Francisco Bosco dos Santos e alcançou 27,18% dos votos válidos. A eleição suplementar foi realizada em decorrência de decisão do Pleno do Tribunal Superior Eleitoral, em setembro, em recurso especial que ratificou decisão da Corte do Tribunal Regional do Ceará (TRE-CE), mantendo a cassação do prefeito e do vice-prefeito de Araripe, José Humberto Germano Correia e Guilherme Lopes de Alencar, e determinando a realização de novas eleições.

Na eleição deste domingo, em Araripe, compareceram às urnas 11.322 eleitores dos 17.127 aptos a votar, registrando uma abstenção de 33,89%. Houve ainda 4,43% de votos nulos e 3,21% de brancos. Os eleitores votaram em 64 seções com urnas espalhadas em 40 locais do município. Nenhuma das urnas apresentou problema e as eleições se desenrolaram com tranquilidade. A apuração foi concluída às 18h43.

O juiz da 68ª Zona Eleitoral, Marcelo Wolney Alencar Pereira de Matos, presidiu o pleito, tendo como chefe de cartório, Gilson Carvalho, e, atuando como promotora eleitoral, Nara Rúbia Silva Vasconcelos Guerra.

Agradecimento
O prefeito eleito agradeceu a confiança dos eleitores e disse que o resultado foi conforme o esperado. “Já temos em mente por onde devemos começar diante do desafio de encontrar a Prefeitura bastante sucateada, a população desassistida em seus direitos básicos, e a prioridade das prioridades será melhorar a área da saúde. Pretendemos fazer a organização da atenção primária, ampliando e dando condições das equipes de PSF atenderem melhor a população, regularizando os estoques de medicamentos e equipamentos de saúde da atenção básica e hospitalar”, disse Giovane, que prometeu, ainda, reativar o centro cirúrgico. “Na educação, já iniciaremos procurando garantir melhor qualidade da merenda e do transporte escolar. Outro ponto a que darei atenção imediata, após assumir, será a distribuição de água, através de uma força-tarefa para implementar a redução do impacto da seca e da ausência de chuva, garantindo que a população tenha pelo menos água potável para saciar a sua sede”, disse o prefeito.

Em relação à sua equipe de governo, Giovane afirmou que não é mais possível administrar bem sem uma boa equipe, e que é possível montar uma equipe eficiente, para uma gestão séria e politicamente eficaz. Ele ressaltou, por fim, que espera contar com o apoio institucional do Governo do Estado. “A gente conta com a sensibilidade do governador Camilo Santana para atender as demandas de Araripe”. (com colaboração de Amaury Alencar)

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img