26.1 C
Fortaleza

Eleições em Maracanaú prometem ser animadas

Sim, é verdade. Pelo menos duas vezes, mensalmente, faço visita a Maracanaú, principalmente, ao Conjunto Industrial, uma das áreas mais populosas do município. E no último final-semana, aproveitei para aprofundar informações acerca das movimentações partidárias e “pré-candidaturas”, a fim de saber qual o nível de aceitação e comentários, notadamente de lideranças locais, funcionários públicos, parentes e amigos que acorrem à merceria (boteco) do meu cunhado Francisco Fernandes do Carmo – querendo saber minhas opiniões sobre as eleições em Fortaleza, no interior e, sobretudo, em Maracanaú. Pude sentir que a preparação das eleições já se concretiza dentro dos prazos legais, tendo a Justiça Eleitoral organizada para acompanhar todas as etapas até chegar o primeiro domingo de outubro do próximo ano, data das eleições municipais em todo o País.

O deputado estadual Júlio César Costa Lima Filho (foto), que dizem (ainda não confirmei com ele e nem seu nome figura no painel da Assembleia com uma nova marca partidária), mas, que ele teria deixado o PTN, partido pelo qual foi eleito duas vezes e teria ingressado no PMB, Partido da Mulher Brasileira – confirmou à nossa coluna no Jornal O Estado e aos demais espaços jornalísticos de que dispomos – que será “candidato” a prefeito em Maracanaú. Claro, ressaltou que está conversando com várias lideranças e com outros partidos, a fim de que possa formar uma aliança para enfrentar a candidatura oficial, do atual prefeito Firmo Camurça (PR), que se anuncia como postulante à reeleição.

Outros nomes
Além do prefeito e do deputado já mencionados, surgem como prováveis candidatos, o advogado Mardônio Almeida e o líder Edilson Teixeira. Entretanto, nas rodas de conversas e, não foi diferente lá no boteco do “Chico”, o assunto é comentado ainda de forma muito reservada, admitindo os vários amigos com os quais conversei que ainda podem surgir novidades, que seriam nomes conhecidos e que não necessariamente morem no município. Há prazos ainda abertos para tal. Há, igualmente, uma natural expectativa – se realmente vai ser o atual prefeito o candidato do PR ou o ex-prefeito Roberto Pessoa, o grande líder do partido naquele município. Vamos aguardar. Voltaremos ao assunto.

Carros-fortes
O deputado Capitão Wagner (PR) apresentou à Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 159/15, regulamentando as operações de distribuição e coleta de malotes e outras embalagens contendo dinheiro, cheques, documentos, joias, obras de arte e preciosidades de alto valor financeiro, efetuadas por carro-forte no horário compreendido entre 10h e 16horas, nos estabelecimentos financeiros e correspondentes bancários no estado do Ceará. O projeto estipula que só poderá ocorrer a operação mediante o uso de área reservada para proteção individual do veículo e seus ocupantes.

Importância
A medida requerida pelo deputado Capitão Wagner, do PR, se aprovada e colocada em prática, sem qualquer dúvida deve minimizar os problemas de segurança e os riscos para as pessoas que utilizam os serviços bancários e para os cidadãos que circulam em torno desses estabelecimentos. E enfatiza o deputado Capitão Wagner: “Diariamente, presenciamos veículos de transportes de valores estacionados nas calçadas em meio à pista, em frente às agências bancárias e correspondentes bancários e ainda em meio à multidão que transita pelo local, com guardas transportando grandes malotes contendo muito dinheiro. Perigo à vista. Precisamos resolver essa situação”.

São Luís do Curu
Conforme nos informou o jovem Rodrigo Bezerra, que pertence ao PPS, mas articula ao lado de lideranças de São Luís do Curu apoio à Carol Ramalho como pré-candidata à Prefeitura local, “vamos ter uma eleição muito disputada naquele município”. Confirma a filiação de Carol ao PR, entretanto, cinco outros partidos já estão fechados para apoiá-la nas eleições de 2016. Carol é filha do médico e ex-prefeito Henrique Ramalho, que deverá chancelar vários acordos a fim de garantir a sua vitória.

Cidadão Cearense
Depois de receber a cidadania fortalezense, por iniciativa do vereador Ronivaldo Maia (PT), o megaempresário João Carlos Paes Mendonça, que é sergipano, também vai receber o título de Cidadão Cearense. A proposição é do deputado Odilon Aguiar (Pros ou PMB?), que conseguiu a unanimidade dos colegas.

 

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img