27.8 C
Fortaleza

Projeto Ceará Faz Ciência leva saber à população do Cariri

Em sua quinta etapa, o Ceará Faz Ciência irá apresentar 20 trabalhos científicos de estudantes do ensino médio da região do Cariri, amanhã, das 15h às 19h, Ginásio Coberto da Universidade Regional do Cariri. O concurso Ceará Faz Ciência é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece, com o apoio do CNPq, Secretaria da Educação, prefeituras dos municípios-sede e das instituições vinculadas à Secitece com o objetivo de despertar a curiosidade sobre Ciência e a popularização do conhecimento.

Os projetos dos estudantes do Ensino Médio/Técnico foram pré-selecionados por comissão julgadora formada por representantes da Secitece, Seduc, Funcap e Instituto Centec, e levou em conta critérios como criatividade e relevância social. Serão premiados trabalhos com 1o, 2o e 3o lugares do Ensino Médio/Técnico. Os estudantes ganhadores receberão tablets e kits científicos. Serão concedidos certificados de honra ao mérito aos professores vencedores.

Além das exposições dos melhores trabalhos, a exposição contará com apresentações do Ciência Itinerante, outra iniciativa da Secitece. A equipe do projeto é composta por monitores nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, que farão demonstrações de experimentos aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando a gosto pela Ciência nos estudantes.

O evento também contará com exposição Instituto Centec, que irá demonstrar como fazer uma horta vertical e da Urca. Em 2015, o Ceará Faz Ciência já passou por Fortaleza, Tauá, Limoeiro do Norte e Quixeramobim. A última edição do evento acontecerá em Sobral, dia 19/12.

Encontro
O Ceará Faz Ciência ocorre em paralelo ao III Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Urca, em parceria com o VI Colóquio de Formação de Docente da Universidade Regional do Cariri – Urca. Com o tema Interdisciplinaridade na Prática Docente: Desafios e Inovações da Formação na Contemporaneidade, o evento teve início na manhã de ontem, 8, e prossegue até sexta-feira, 11, visando a socialização de estudos e vivências desenvolvidos nos espaços acadêmicos e escolares.
O objetivo é promover momentos e oportunidades de reflexões sobre a docência para alunos dos cursos de licenciatura, professores formadores e professores da Educação Básica. Além de compartilhar o trabalho do PIBID com a comunidade acadêmica e educacional, a fim de contribuir para o seu aperfeiçoamento teórico-metodológico e para a formação de professores em nosso estado e região.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img