23.1 C
Fortaleza

Reconciliação da Igreja com Padre Cícero é celebrada

Os moradores da cidade de Juazeiro do Norte, localizada a cerca de 490 quilômetros de Fortaleza, realizaram uma grande carreta em comemoração ao anúncio de reconciliação da Igreja Católica com o Padre Cícero Romão Batista. O cortejo teve início na Rua Padre Cícero, ao lado da Basílica Menor, e terminou na Capela do Socorro após percorrer diversas ruas de Juazeiro do Norte. Na ocasião, foi celebrada uma missa e, logo depois, apresentações musicais com artistas. Milhares de pessoas participam da celebração, e a cidade está em clima de festa desde a notícia dada no último dia 13 pelo bispo Dom Fernando Pânico.

Em maio do ano que vem, completa dez anos que o pastor esteve no Vaticano liderando uma comitiva para entregar uma farta documentação ao então Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Josef William Leveda, pedindo a reabilitação de Padre Cícero. A Prefeitura da cidade de Juazeiro do Norte também acompanhou e deu apoio a toda a peregrinação da comitiva na Europa. A resposta veio nove anos depois na forma de reconciliação e em documento assinado pelo Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin.

Para o prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo, fez-se justiça em torno de um sacerdote que viveu uma fé simples, em sintonia com o seu povo e, por isso mesmo, desde o início, foi compreendido e amado por todos. Quando morreu aos 90 anos, no dia 20 de julho de 1934, ele estava com suas ordens sacerdotais suspensas por decisão do bispo do Ceará, Dom Joaquim José Vieira, devido ao caso conhecido como “milagre da hóstia”. Agora, no entendimento do prefeito, representa o primeiro passo dado, a fim de que este “santo popular” seja beatificado ou canonizado.

História
Juazeiro do Norte era inicialmente um distrito da cidade vizinha Crato, até que o jovem Padre Cícero Romão Batista resolveu se fixar como pároco no lugarejo, até então sem capelão e, portanto, sem os serviços religiosos. Padre Cícero foi um dos responsáveis, tempos depois, pela emancipação e independência da cidade. Por conta do chamado “milagre de Juazeiro” (quando Padre Cícero deu a hóstia sagrada à beata Maria de Araújo, a hóstia se transformou em sangue), a figura do padre assumiu características místicas e passou a ser venerado pelo povo como um santo. Hoje a cidade é a segunda do estado e referência no Nordeste graças ao padre. Devido à figura de Padre Cícero, é considerado um dos três maiores centros de religiosidade popular do Brasil, juntamente com Aparecida (SP) e Nova Trento (SC).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados auferidos neste ano, Juazeiro do Norte tem, hoje, quase 270 mil habitantes. Ainda de acordo com o IGBE, Juazeiro possui um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 1.586,996 mil. Com a crescente formalização da economia, e ainda, a cidade deu um salto nos últimos dois anos, sendo a quinta maior economia do Ceará, atrás apenas de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia e Sobral.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img