27.8 C
Fortaleza

“Eleitor do Futuro’’ tem apoio do TRE/CE e Unicef

 

Verdade. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), com total e irrestrito apoio do presidente da Corte, Desembargador Abelardo Benevides firmou protocolo de intenções com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), visando o desenvolvimento do Programa Eleitor do Futuro, que desde 2003, promove a educação política, estimulando os adolescentes, alunos das escolas da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, na faixa de 12 a 17 anos de idade, ao exercício da cidadania e do voto consciente.

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará foi o primeiro em todo o país a firmar convênio nesse sentido com o Unicef. O presidente do TRE/CE, desembargador Antônio Abelardo Benevides Morais (Foto), assinou o documento no início da segunda quinzena do corrente mês, na presença do coordenador regional do Unicef nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Rui Rodrigues Aguiar e, da diretora da EJE, juíza Joriza Magalhães Pinheiro, que também referendaram o protocolo como testemunhas, além do coordenador da EJE, José Humberto Mota Cavalcante. Referido documento está sendo agora encaminhado à sede do Fundo das Nações Unidades para a Infância, em Brasília, para ser chancelado pelo representante do órgão, no Brasil, Gary Lee Stahl, que deverá vir a Fortaleza por todo o próximo mês de janeiro para o anúncio oficial da parceria.

Saiba mais
O coordenador do Unicef, Rui Aguiar, falando à imprensa presente ao ato no gabinete do presidente do TRE/CE, desembargador Abelardo Benevides, destacou que “o protocolo de intenções assinado é fundamental importância e mostra que o TRE e o Unicef estão juntos nesse programa, que há mais de dez anos vem sendo desenvolvido pela Justiça Eleitoral, que além de organizar as eleições, se preocupa em promover entre os jovens a cidadania e discutir o seu papel na sociedade”. Para a coordenadora da EJE, Joriza Magalhães Pinheiro, de forma taxativa, acrescentou: “aproveitaremos todas as ideias que deram certo durante esses anos de existência do Programa Eleitor do Futuro, mas queremos inovar nicef, vamos aperfeiçoar o programa”.

Fala do presidente
Nos contatos com nossos espaços jornalísticos (Jornal O Estado, impresso e interno, sistema antoniovianaonline-www.avol.com.br, Política Especial, na Cidade AM 860 e rede Facebook), onde temos colaborado de forma intensa na divulgação dos assuntos ligados ao TRE, ao eleitor e às eleições, o presidente da Corte Eleitoral, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, ressaltou que “essas parcerias são fundamentais e aproximam a Justiça Eleitoral da sociedade”. Abelardo fez questão ainda de informar que “Já temos uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado e vamos ampliar o alcance para nos aproximarmos ainda mais dos jovens eleitores, que poderão participar de atividades de educação política e do voto consciente, com apoio do Unicef”.

Mais detalhes
De acordo com o convênio a ser oficializado, provavelmente em janeiro de 2016, entre o TRE/CE e o Unicef, este ficará com a responsabilidade de dar apoio técnico à Corte Eleitoral cearense nas áreas de educação política, nos trabalhos de consultoria, além de articular com o tribunal os projetos apelos por referido órgão internacional, relacionados à participação e à mobilização de adolescentes para o cadastramento eleitoral. E será da competência do TER/CE promover campanha de alistamento eleitoral de adolescentes de 16 e 17 anos matriculados nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares do Estado e realizar, periodicamente, a Semana do Eleitor do Futuro, objetivando incentivar o alistamento eleitoral dos jovens, além de realizar projetos pedagógicos, seminários, palestras, rodas de conversa e encontros nas escolas acerca de temas relacionados com os objetivos do programa, em parceria com o núcleo gestor, professores e lideranças estudantis, dentre outras ações.

1 – Durante recente confraternização de final de ano e homenagens a diversas personalidades, em noite movimentada na Casa de Juvenal Galeno, em Fortaleza, a Almece, Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, lançou o 13º número da revista daquele sodalício. A apresentação foi do acadêmico e jurista Neuzemar Gomes.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img