27.8 C
Fortaleza

A chanceler e a presidenta

 

Neste início de 2016, era para o Brasil estar causando inveja em todo o mundo, haja vista a simpatia que despertamos mundo a fora. Mas, o que domina os brasileiros é um profundo sentimento de inveja, quando nos referimos ao nível dos governantes de muitos países, bem governados, apesar da crise. Essa inveja se amplia, quando comparamos o governo brasileiro ao da Alemanha. Enquanto a revista Forbes elegeu a chanceler germânica, Angela Dorothea Merkel, a segunda pessoa mais importante do mundo, abaixo apenas do presidente Obama, dos Estados Unidos, e a primeira mulher do mundo a alcançar esse patamar, o Brasil se vê governado pela senhora Dilma Vana Rousseff, “eleita” por 70% dos brasileiros a pior governante da nossa história. Merkel, desde jovem, uma liderança, foi forjada na luta desarmada pela democracia, inclusive ajudando a derrubar o vergonhoso Muro de Berlim, Dilma, para ajudar a derrubar a vergonhosa ditadura militar, atuava em movimentos marginais e violentos pregadores da luta armada.

Merkel, doutorada em química, escreveu vários trabalhos consagrados. Dilma, que se diz formada em Economia, jamais produziu nenhuma obra, a não ser o afundamento da economia nacional. Chamada de “Chanceler de Ferro”, Merkel cortou pela raiz, a corrupção em todos os setores públicos e privados da Alemanha, colocando um país devastado por duas guerras mundiais, no topo da economia ocidental. Sobre Dilma, a respeito desses dois aspectos, são dispensáveis comentários, mais apropriados para o juiz Moro e os ministros do TCU, o que é lamentável para um dos países com maior potencial, hoje com tão improváveis expectativas.

Aula magna Ainda neste mês, vem aí uma das palestras antecipadamente mais importantes para a modernização de Fortaleza. O ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, um dos maiores urbanistas da América Latina, dentro do Fórum de Ideias, organizado pela Fiec e Coopercon.

Para o…
…presidente da entidade industrial, Beto Studart, trata-se de ocasião ímpar para se discutir os caminhos para uma tornar Fortaleza urbanisticamente bem organizada.

Já o presidente…
…da Cooperativa da Construção Civil, engenheiro João Carlos Sales, será também a oportunidade para se atualizar o sistema de construir, que está, segundo ele, obsoleto.

Caminho
Segundo amigos do governador Camilo, o melhor caminho a seguir por ele seria o do vereador Salmito Filho, presidente da CMF, que deixou PT, ao não se sentir mais petista.

Importante
O deputado José Airton (PT), coordenador da bancada federal, cobra a presença de todos os deputados federais e estaduais para debate hoje, na AL, sobre a questão das dívidas rurais.

Sobre o assunto…
…o deputado José Albuquerque, presidente da AL, afirma que a casa será sempre fórum aberto para a busca de soluções para problemas que aflijam os agropecuaristas do Ceará.

Prensa
O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, deve estar pronto para a “prensa” que o lhe imporá, através de 12 “mandamentos”, incluindo a redução das taxas do Imposto de Renda.

Fuga em massa
Até 2015, sem “janela” para troca de partido, 921 dos 5.566 prefeitos eleitos em 2012 haviam deixado as suas as siglas. Com a “janela”, poderão chagar a 2 mil, cerca de 100 no Ceará.

Corifeus do Planalto…
…pregam o “milagre” da melhora das relações do governo Dilma com o povo. Trata-se de sonho inalcançável, com a quase totalidade sociedade entre incrédula e indignada.

Contravenção…
…”salvadora”. Uma saída encontrada pelo Planalto para “bombar” a “avitaminada” economia é liberar o “jogo do bicho”, e instalar 700 casas de bingo e 31 cassinos País a fora…

Justificável a…
…indignação dos ministros do TCU, não consultados pela presidente Dilma sobre a Lei Anticorrupção, que deixa eufóricas as empresas investigadas por corrupção, na Lava Jato.

“Aquele que decide dedicar a sua vida à política sabe que não deve nunca colocar o dinheiro como prioridade”. Angela Dorothea Merkel, chanceler da Alemanha.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img