30.1 C
Fortaleza

Comprando menos

 

A crise que atinge o país no governo do Partido dos Trabalhadores, que tem à frente a presidente Dilma, já levou as empresas e os consumidores brasileiros a comprar 68,2 bilhões de dólares a menos no exterior nos últimos dois anos. Só em 2015, quando a recessão atingiu 4%, o tombo nas contas externas foi de 57,7 bilhões de dólares. Em 2014, em relação a 2013, quando a economia ficou estagnada com o PIB crescendo a apenas 0,1%, as importações recuaram 10,6 bilhões de dólares. A queda nas importações foi provocada pela recessão, que reduziu o consumo das famílias e os investimentos das empresas, provocada também pela desvalorização cambial, que inviabilizou a importação de alguns itens.

Caça-mosquito
Desde ontem a população da Bahia ganhou uma nova arma para combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, dentre outras coisas. O caça-mosquito é um aplicativo de celular, inicialmente na plataforma Android, que possibilita fotografar e denunciar criadouros em qualquer lugar e a qualquer hora. Essa notícia é de interesse de todos os brasileiros.

Influente
O banqueiro André Esteves, que esteve preso em carceragem até poucos dias, tem realmente grande influência no sistema financeiro nacional. Sua permanência na prisão atrasou os planos de fusão entre a Oi e a TIM. Fusão esta que daria fôlego a Oi.

Sem perder
Os brasileiros, além das suas preocupações com a presidente Dilma e o presidente Eduardo Cunha, passaram a concentrar parte do seu tempo em calcular as aposentadorias sem perder o benefício.

Carros novos
As vendas de carros novos, que continuam em queda há alguns meses, chegaram a perder 26% considerado com o pior desempenho desde 2008.

Medo de perder
A degradação da economia e dos indicadores de emprego nos últimos dois anos fizeram o trabalhador entrar em 2016 preocupado. Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria mostra que, em dezembro, mais trabalhadores estavam com medo de perder o emprego. O Índice de Medo do Desemprego cresceu 36,8% em dezembro do ano passado na comparação com o fim de 2014. Na comparação com o fim do terceiro trimestre, encerrado em setembro, houve uma diminuição. O levantamento mostra que, em dezembro, o índice de medo do desemprego atingiu 102,3 pontos. Apesar de o valor estar muito acima da média histórica, de 88,4 pontos, em setembro o percentual era ainda maior, de 105,9 pontos.

Falência
Os pedidos de falência, em todo o País, tiveram alta de 16,4% no acumulado de 2015 em relação ao mesmo período de 2014, segundo a Boa Vista SCPC. Em dezembro de 2015, o número de pedidos de falências recuou 25,9% na comparação com novembro e aumentou 1,4% em comparação com dezembro de 2014.

Compra aprovada

O Banco Central confirmou ontem que aprovou a compra do Banco HSBC pelo Bradesco. De acordo com a autarquia, cabe agora às instituições executarem os atos previstos na legislação para que a operação seja concluída. O BC informou que a aprovação também compreende a assinatura de um Acordo em Controle de Concentração (ACC), que prevê o compartilhamento com os clientes de sinergias obtidas pela instituição compradora (Bradesco). O ACC inclui manutenção de valor de tarifas e de agências e também a melhora no atendimento de clientes. Esse acordo será fechado entre o BC e o Bradesco “nos próximos dias” e levará em conta as condições já acordadas entre as partes. Um extrato desse acordo será divulgado “oportunamente”, informou o Banco Central.

 

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img