27.8 C
Fortaleza

Metástase e pulverização

Embora saibamos estar, pelo menos até que haja um fim, “malhando em ferro frio”, ou mesmo “falando aos túmulos”, é nosso dever insistir em condenar com a máxima veemência o estado de metástase a que chegou o câncer político, que destrói e desmoraliza o nosso sistema partidário, tornando o mais acanalhado do planeta. Desta vez, nem vamos mais bater na qualidade dos ninhos de sanguessugas políticos que são a quase totalidade do que, no Brasil, se chama de partido. Partimos, então, para outros dois aspectos, ambos sinalizadores de que já está passando do tempo de se dar a esse setor um mínimo de decência e de respeitabilidade. Um deles que vem sendo tratado com preocupação, mas também com chistes, é a ameaça de que, se nada mudar, e se não for dado um “basta” pelo TSE e pelo STF, teremos ainda neste ano nada menos que 73 partidos habilitados para levar os votos dos quase 150 milhões de eleitores do País. Hoje, são 32, somados a mais 41 fundados e que aguardam legalização, o que significa o fim dos partidos legítimos e de conteúdo. O outro ponto sobre o qual os analistas se debruçam, é a maneira como a maioria dos partidos encontra-se seccionada ao meio, e outros pulverizados. Não é novidade que partidos do porte do PMDB, PT, PDT e outros, caminham para a cisão definitiva, como ocorreu, no passado, com o PTB, gerando o PDT. Dando adeus a grandes partidos, ficamos na expectativa, quase certeza, de que tanto Governo quanto oposição não passarão, em poucos meses, de amontoados de partidos “anões” e “nanicos” cuja única “utilidade” é serem sustentados pelo Fundo Partidário, sugado, como sempre de nós, os “patos” contribuintes.

Saga de um valente Responsável pela biografia de Venelouis Xavier, o escritor e jornalista Luís-Sérgio Santos, terá muito a contar sobre aquele que fez da luta para manter vivo o jornal O Estado uma saga que o consagrou como um jornalista de indomável valentia em defesa da liberdade.

O ex-governador… – ..Cid, ao afirmar ser o PT um partido de fisiológicos e ideológicos, poderia ajudar o eleitorado e a sociedade, apontando alguns nomes pertencentes a essas duas tendências…

Desejo justo – Na solenidade de posse do procurador geral da Justiça Plácido Rios, o deputado Audic Mota, líder do PMDB na AL, disse desejar que ele invista ao máximo no combate à corrupção.

Sempre sensato… -…em suas opiniões, o ex-governador Lúcio Alcântara, presidente regional do PR, elogia a “capacidade de diálogo e humildade do governador Camilo, ante os problemas da segurança”.

Grande nome –
O competente deputado Raimundo Matos disponibiliza seu nome ao PSDB para a disputa da PMF. Pra ele, é a chance de o PSDB encarar o PT abalado e questionado.

Por outro lado… –
…o presidente regional tucano, Luiz Pontes, insiste no nome do ótimo deputado estadual Carlos Matos, quando o PSDB mais precisa de unidade para se fortalecer em Fortaleza.

Ao retornar… –
…das férias nos “States”, o titular da Secretaria do Turismo, Arialdo Pinho, apresentará, em entrevista coletiva, as prioridades da sua pasta programadas para o corrente ano.

Acredite! – Pinho colocará à frente dessas prioridades o projeto do “Acquario do Ceará”, que desponta como o objeto do desejo de uma oposição ansiosa para “esganar” o Governo…

“Janela” – Políticos preocupados querem que o presidente do Senado, Renan, promulgue em abril a “janela” da troca de partidos, visando aproveitar fevereiro, para “caçar” insatisfeitos…

Com a oposição… –
…querendo que o “circo peque fogo”, e os governistas desejando jogar “água na fervura”, há o temor de que, com os ânimos exaltados, há riscos de perigosos confrontos coletivos nas ruas.

Tá longe! – Necessitando desesperadamente de muito mais, o Hospital das Clínicas – HUWC, precisando de tudo, vai receber do Ministério da Saúde a “ninharia” de R$ 1,9 milhão.

“Encontrou-se, em boa política, o segredo de fazer morrer de fome aqueles que, cultivando a terra, fazem viver os outros”. François-Marie Arouet – Voltaire (1694-1778), filósofo iluminista e enciclopedista francês.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img