27.8 C
Fortaleza

Juntando as bandas

No Brasil, desde as mais priscas eras, não há exemplo de partidos que, chegando a ser grandes tenham permanecido nessa condição por mais de 20 anos, tipo UDN e PSD. Há exceções, como o PTB, sessentão, mas que permanece pequeno, e o PCdoB, setentão, mas sempre “anão” . Na atualidade, o maior partido é o PMDB, fundado há 36 anos, mas ameaçado ter o mesmo destino de outros grandes. Convencido de que é o “sustentáculo da governabilidade”, ou mais exatamente “muleta” do governo petista, o partido do Doutor. Ulysses repete o que ocorreu aos demais. Dono das maiores bancadas na Câmara e no Senado, não resiste ao “cabo de guerra” disputado entre peemedebistas pró e anti-Dilma. Em meio a esse “fuça”, o mais prejudicado é o seu próprio presidente nacional e vice-presidente da República, Michel Temer, empenhado numa árdua batalha que é a sua permanência na presidência do partido. Na visão de analistas políticos, existem hoje dois PMDB, o que torna cada vez mais remotas as possibilidades de esse chegar ao Palácio do Planalto. Sentindo esse clima ameaçador de “racha” definitivo pairando sobre o peemedebismo, Temer decidiu arregaçar as mangas e partir para um longo périplo por todos os estados, não só para assegurar a sua reeleição, mas, principalmente, a unificação da sigla, antes que esta vire estilhaços impossíveis de colar. Temer diz que um de seus objetivos é debater país afora um novo Pacto Federativo, e a ampliação das receitas dos municípios, o que não passa de despiste, já que a sua missão, será, a rigor, “juntar as bandas” de uma agremiação, composta em sua maioria, de políticos viciados em ser Governo e agora, paga esse pesado preço.

Retorno do guerreiro Depois de passar por uma revisão cirúrgica, o deputado Fernando Hugo (SD) (foto) estará de volta ao Plenário da AL-CE , com todo o vigor físico e o rigor lógico de suas interferências, que qualificam e elevam o nível dos debates, com erudição e coragem de defender a verdade.

Que esporte? Na AL, havia sido aprovada uma polêmica lei que classifica as vaquejadas como “atividade esportiva e cultural”, embora não tenha havido convencimento desse sentido.

Que cultura? A respeito da tal lei, o STF, atendendo a reivindicações de várias entidades protetoras de animais, deverá julgar, nos próximos dias, e inconstitucionalidade da matéria.

Acredite! O PSDB, alvo predileto da fúria dos partidos e da imprensa esquerdista, superou os demais partidos, com 75 mil filiações on-line, em seu site, durante o ano passado.

Haja erros!
“O problema da presidente Dilma Rousseff e do seu governo – diz o senador Tasso (PSDB) – é que eles, não reconhecem os seus erros, e, de propósito, fazem questão de repeti-los”.

Para o… presidente da Faec, Flávio Saboya, as medidas do Ministério da Agricultura sobre as dívidas rurais são apaziguadoras, impedindo choques entre bancos e devedores.

Fruto do ócio À falta do que fazer, e alegando defender a unificação de todas as polícias, deputados defenderão na reabertura da Câmara dos Deputados a extinção das Polícias Militares…

Se a palhaçada…
for aprovada o Brasil formará ao lado do Vaticano e da Costa Rica, um trio de estados sem PMs. Mas Costa Rica e Vaticano não são covis de assassinos, traficantes e corruptos…

Interrogação…
que persiste: como o senador Tasso Jereissati poderá se aliar aos partidos e os políticos opositores ao grupo dos Ferreira Gomes, se são todos apoiadores dos petistas Lula e Dilma?

Lula, em sua…
estréia” como depoente na PF, não foi interrogado sobre atos seus, mas para falar em favor de um lobista investigado pela “Operação Zelotes”, acusado de alta sonegação fiscal.

Foi preciso…
uma vigorosa nota da entidade classista da Polícia Federal, para o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, apressar-se em afirmar não haver tentativa de desmonte da instituição.

Mas, segundo…
o senador Aloysio Nunes (PSDB), é preciso muita atenção, pois mais de metade dos crimes investigados pela PF é de políticos e empresários aliados do governo Dilma.

“O problema no mundo de hoje é que os homens inteligentes andam cheios de dúvidas, e os idiotas estão cheios de certezas”. Bertrand Russel (1872-1970) matemático e filósofo pacifista gaulês.

 

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img