27.8 C
Fortaleza

Aprece lança uma nova plataforma de ouvidoria

De acordo com declarações do Núcleo de Comunicação e Marketing da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), a entidade chega a 2016 fortalecida, antenada com os principais problemas do País, do Ceará e dos municípios e ciente de que sua diretoria, com apoio dos associados – que são os prefeitos e prefeitas do nosso estado vai continuar trabalhando para conseguir resolver todos e quaisquer problemas existentes no âmbito da gestão pública municipal. É este o pensamento do presidente Expedito Nascimento (foto), que vem de anunciar o lançamento de uma nova plataforma de ouvidoria. Sempre atenta à necessidade de adotar políticas práticas de transparência e respeito com a sociedade, que exige cada vez mais a efetividade nas formas de comunicação e de acompanhamento das atividades das instituições públicas, a Aprece vem estimulando os municípios cearenses a adotarem mecanismos que atendam a Lei de Acesso à Informação (LAI) nº 12.527/2011 e ao mesmo tempo possam contribuir para a constante melhoria das administrações municipais.

Ouvidoria on-line
Em declarações aos nossos espaços jornalísticos (Jornal O Estado, impresso e internet, sistema antoniovianaonline-www.avol.com.br, Política Especial, na Cidade AM 860 e rede Facebook), revelou o presidente Expedito que “Nesse contexto, da melhoria da qualidade da gestão pública, a Aprece adotou a plataforma do – Participar Ouvidor On-line – como mecanismo de interação direta, tanto com os gestores, secretários e técnicos municipais, como com toda a população. A empresa cearense JPJ Networking, responsável pelo projeto, já estruturou mais um canal de interação com os municípios e com a sociedade. Trata-se do “Fale com o Presidente”, uma ferramenta especialmente desenvolvida para facilitar a comunicação direta com o gestor maior da entidade, viabilizando contatos importantes, troca de informações e melhorias na condução dos temas de interesse dos municípios cearenses”.

Saiba mais
Também conversou com os nossos espaços jornalísticos diários o empresário Jackson Pereira Jr da JPJ Networking que ressaltou: “É importante registrar que a – Participar Ouvidor Online – atende todas as obrigações impostas pela LAI para o funcionamento das ouvidorias e através de uma plataforma simples, não burocrática e de fácil acesso irá proporcionar normas e procedimentos no fluxo das informações, além de gerar relatórios que deverão nortear ações estratégicas da instituição em benefício dos municípios cearenses. Através do novo canal, os manifestantes poderão tratar de consultoria contábil e jurídica, cursos, eventos, assessoria de imprensa e outros direcionamentos, além de ter o direito ao sigilo preservado e outras opções com recebimento de protocolo e prazo para resposta”.

Aprece moderna
O novo projeto da Aprece chega no momento certo, pois, segundo dados levantados mais de 80% dos municípios tem problema quanto a aplicabilidade correta da Lei de Acesso a Informação (LAI). Os dados são do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-CE). A pesquisa realizada por aquela Corte de Contas foi divulgada recentemente pelos meios de comunicação na capital e interior, revelaram que apenas 18,7% das prefeituras e 19,61% das câmaras municipais informam atender a legislação. E do total, somente 38% das prefeituras e câmaras possuem ouvidorias. E o TCM concedeu prazo de 60 dias aos poderes para a sua regularização. Portanto, pontos para a administração da APRECE e que os nossos gestores possam atender ao chamamento da entidade, conforme trabalho do seu presidente Expedito e assim atender as normas vigentes, não desrespeitando e muito menos atropelando a Lei de Acesso à Informação (LAI), O grifo final é da coluna.

1 – Conversando com os jornalistas Cláudio Teran, Jonas Melo, Jomar Campos e Newton Pedroza – os mesmos consideraram com boa atuação parlamentar nesse primeiro período legislativo na AL/CE , os novatos: Audic Mota, Carlos Matos, Capitão Wagner e Leonardo Araújo. 2 – A grande Barra do Ceará já se movimenta para ampliar a sua bancada na Câmara Municipal de Fortaleza. Além dos atuais representantes, fala-se que o ex-vereador e ex-deputado Frota Cavalcante deve voltar (e com relativa facilidade) ao legislativo fortalezense. Também ouço falarem muito bem da provável reeleição do vereador Alípio Rodrigues. Tá chegando a pré-campanha.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img