27.8 C
Fortaleza

Cearenses de vários municípios conhecem outras realidades

 

Isso mesmo. Famílias inteiras e ou em parte, de municípios como Crateús, Independência, Tauá (clã dos distritos de Vera Cruz e Marruás), Eusébio, Aquiraz e da Capital (Fortaleza), acabaram de realizar uma viagem de oito dias, através da empresa Fasantur, com roteiro para conhecer os pontos turísticos e santuários religiosos em Santa Catarina e no Paraná.

Em Florianópolis, todos os 56 cearenses conheceram o povoado de Ribeirão da Ilha, com suas casas típicas açorianas tombadas pelo Patrimônio Histórico e a Capela de Nossa Senhora da Lapa. Também no roteiro o norte da ilha, passando pelo bairro açoriano Santo Antônio de Lisboa, indo até o trapiche de Canasvieiras, onde foram visualizadas as praias Canasvieiras, Canajurê, Jurerê Internacional, Praça do Forte e Daniela. Em Florianópolis. No roteiro, também a visita ao Beto Carreiro World, que fica no município de Penha, ainda em Santa Catarina, onde os 56 cearenses posaram para uma fotografia em frente ao grande “monumento” turístico do estado catarinense, vendo-se avós, pais, mães, netos, portanto, uma caravana que foi ver de perto outras realidades que não temos no Ceará, lamentavelmente.

Em Curitiba
No sábado, 09, após o café da manhã, a caravana fez um tour pela encantadora cidade, que além de praças e logradouros lindos, ruas e avenidas limpas, com bastante segurança para os habitantes locais e visitantes, pela utilização de forte esquema de segurança (discreta, mas, à vista de todos), a caravana visitou o Museu Oscar Niemyer, o Jardim Botânico, Teatro de Arame, Bosque do Papa, Monumento à Bailarina, terminando com um jantar no sofisticado Restaurante Madalosso. Destaque-se a visita ao Bosque do Papa, homenagem a João Paulo II, já santificado pela Igreja Católica Romana e que foi o primeiro chefe da Igreja deixada por Jesus Cristo a visitar o Brasil, inclusive Fortaleza.

Fé e Mata Atlântica
Outro ponto a ser destacado pela reportagem é que no domingo, 10, os cearenses (que daqui a pouco serão nominados), tiveram a oportunidade de além de conhecer e participar da missa no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, vivenciar a ida à cidadezinha de Morretes, a 110 km de Curitiba, indo de ônibus e voltando de trem, conhecendo a Mata Atlântica superpreservada naquela área. Bons hotéis, roteiros e turismo 100%, ou seja, o tempo todo. E por que nós não aproveitamos nossas potencialidades para transformarmos o Estado do Ceará, exatamente com as suas diferenças, em área de visitação permanente de gente do mundo inteiro?

Gente do Tauá
O engenheiro Manoel Enéas Alves Mota e sua esposa, Isabel Maia Mota, de tradicionais famílias do nosso Tauá, viajaram com os três filhos, genros, nora e netos. A saber: filho Emanoel, com a esposa Sandra e os filhos Maria Fernanda e Isaac; filhas Gabriela e Patrícia. Gabi com o esposo, Daniel, assim como ela, médica e a filha Diana “Didi”, Patrícia com o esposo, Dr. Alisson, ainda sem filhos. Eu e Regina, também do Tauá, com destaque para nossos distritos de Vera Cruz e Marruás. Dr. Daniel, genro do Dr. Enéas é de Independência.

Capital/interior
Muitas pessoas, em família, sobretudo, do Eusébio, Aquiraz e Fortaleza. Integraram a Caravana: Fagner Santos, Arlete Monteiro Balbino, Reginaldo Guimarães, Jupiara Pereira de Medeiros, Eliziária Medeiros, Josilane e Alice Medeiros; Auriluce e Alcione Maia; Francisco Itamar Lopes e Sandra Dantas; Glória Maria, Maria de Fátima Barros, as famílias já mencionadas anteriormente e mais – Antilínia Delania, Isadora Marinho, Viana e Regina, Zaira Marinho Coelho, Thais Samilly Coelho, Lorrany Marinho da Silva, Gina Barros, Sílvia Helena, Andréa Chaves, Maria José Souza, Emmanuelle Belarmino, Cícero Jucilene Viana, Maria Isabela, Juliana Pinto Pereira, Maria Rita, Andrea Pinto, Cleomildo Rebouças Ramos (o Branco).

E mais
Maria Alice Amora da Silva, Diva Tomé de Brito, Gracilda Tomé da Cunha; Robério Leite Silva, Adriana Sousa Leite, Ana Beatriz, Isaac e Ana Paula, todos com sobrenome Sousa Leite. Ressalte-se, ainda, que além do trecho Fortaleza-Brasília-São Paulo-Floripa (na ida), a caravana, com muitos amigos e que se dizem já leitores de O Estado (viu Marcos Saraiva) e ouvintes do Política Especial, na Cidade AM 860 – fez o roteiro de volta a Fortaleza, Curitiba-Brasília e conexão para nossa capital na noite de segunda para terça-feira.

 

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img