30 C
Fortaleza

Timidez ou frouxidão?

 

Nem é preciso ser medianamente inteligente para enxergar que os dois governos da presidente Dilma têm sido uma sequência de atos mal planejados, mal executados e confusos, à moda da “Comédia de Erros”, escrita por Shakespeare há quase cinco séculos. É descabido afirmar que, no “staff” de Dilma não havia nem há pessoas de reconhecida competência. O País tem acompanhado pela imprensa, que a Presidente, desde os primeiros dias do seu governo, sempre ignorou sugestões que lhe têm sido oferecidas. Vale registrar que, desde o governo do Marechal Deodoro, todos os presidentes contaram com ministros de alto valor, e jamais deixaram de ouvi-los, desde que razoáveis. Tanto assim, que muitos deles chagaram à Presidência. Agora, entra em cena o Ciro Gomes, de cultura respeitável e bom gestor. Sua palavra, mesmo muitas vezes marcada por uma sinceridade exacerbada, não deixa de ter razão ao criticar a Presidente. Quando da eleição dela para o seu primeiro mandato, ele chegou a por em dúvida a capacidade de governar da então candidata. Graças às “viradas” da política, Ciro é hoje um dos defensores e aliados da chefe da Nação. Mesmo assim, ele não “dá ponto sem nó”. Assim, Ciro aponta, sem nenhuma indecisão, alguns dos grandes erros que Dilma tem cometido. Um deles: formar um ministério com políticos derrotados, como Henrique Alves, Eduardo Braga, Hélder Barbalho, parte do clã Sarney, Armando Monteiro etc. Além disso, diz ele, Dilma não prestigiou os governadores eleitos em 2014, perdendo preciosos apoios de que é hoje carente. Se os ministros de Dilma tivessem a coragem de Ciro ela teria, com certeza, errado muito menos.

Resultados No seu esforço para melhorar as exportações do Ceará, o competente secretário de Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann, reuniu ontem, em almoço Salão Nobre da Fiec dirigentes do Sinditêxtil, Sindiconfecções e Sindicalçados, sobre melhorias para o setor.

Entre os… temas de maior interesse para essas categorias, Balhmann expôs as vantagens que a ZPE trará, o que vai fazer expandir, e não regredir, esses setores básicos para a economia.

Crítico… o senador Tasso, segundo políticos próximos a ele, dificilmente aceitará a participação do PSDB apenas com um candidato a vice para a disputa pela Prefeitura da Capital.

A realidade… dizem tucanos de destaque, um partido que trabalha para recuperar a pujança antiga terá de lutar para ter de volta o grande número de eleitores e lideranças que nele acreditam.

Na visão… do deputado Ely Aguiar (PSDC), “expert” em combater “malas”, o Governo do Ceará precisa imitar o de Pernambuco num ponto: o volume de efetivos das polícias Civil e Militar.

Presidentes… de mesas diretoras de câmaras municipais da Ibiapaba e Zona Norte deverão convidar o presidente da CMFor, Salmito Filho, para uma palestra sobre avanços para essas casas.

Inesperadamente… a Saúde e Educação de Fortaleza ganharão valiosa ajuda financeira, em torno de R$ 279 milhões, oriundos da devolução de recursos que haviam destinados ao Fundeb.

Foi chamado… ”abraço de afogados” o encontro marcado para ontem, da presidente Dilma com o vice-presidente Temer, tais são as dificuldades enfrentadas pela primeira e o segundo mandatários do Brasil.

Para o deputado… Genecias Noronha (SD) poderia haver mais certeza de um “impeachment” se a maioria dos parlamentares não fosse capaz de “fazer qualquer negócio” em ano eleitoral.

Agora vai! O Procon decidiu “partir pra cima” de centenas de estacionamentos praticantes de verdadeiros “assaltos” a proprietários de veículos. Para isso, pede denúncias de prejudicados.

Por que recuou? O senador Renan, presidente do Senado, recuou do desejo de disputar a presidência do PMDB. Também pudera! “Temistas” ameaçaram o alagoano com uma “guerra de biografias”…

“Políticos e fraldas devem ser trocados constantemente, e pelos mesmos motivos”. José Maria Eça de Queiroz (1845-1900), escritor e romancista português.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img