30.1 C
Fortaleza

Conhecidos os Melhores da Política e Administração

 

Conforme vínhamos divulgando há alguns dias, Marcos Saraiva e eu, em nossos espaços no Jornal O Estado (impresso e internet), Rádio Cidade (Política Especial), sistema antoniovianaonline (www.avol.com.br) e rede facebook – foram conhecidos através da PPE, capitaneada pelo engenheiro Roberto Farias e seu filho Leonardo Farias – Os Melhores da Política e Administração Pública e Social do Ceará – 2015 (13a Edição). Votaram 48 integrantes da chamada comissão de alto nível e foram contabilizados 4.326 votos pela internet. A relação aponta como destaques especiais: nacional, o juiz Sérgio Moro (foto), que vem comandando os trabalhos da chamada Operação Lava Jato, com forte desdobramento de prisões e descoberta de ampla corrupção na Petrobras e, local, o governador Camilo Santana (PT), que terminou o seu primeiro ano de governo bem avaliado. Na 12a Edição fora igualmente destaque local, empatado com o então governador Cid Gomes, ou seja, a escolha era referente a 2014.

Demais escolhidos
Por uma diferença de apenas um voto, o Melhor Senador, na ótica da Comissão e Internet foi Eunício Oliveira (PMDB), que obteve 21 votos contra 20 dados a Tasso Jereissati e 7 ao titular do PT, José Pimentel. Os dois deputados federais escolhidos foram Danilo Forte (ex-PMDB e agora PSB) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB). Os estaduais foram pela ordem de votação: Sérgio Aguiar e Zezinho Albuquerque (PROS), primeiro secretário e presidente da Assembleia, respectivamente, Heitor Férrer (ex-PDT e agora PSB) e o Capitão Wagner, do PR.

Vereadores
Os apontados pela promoção da PPE foram o atual presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, Evaldo Lima e Deodato Ramalho, também da capital cearense e César Veras, de Camocim, atual presidente da UVC, União dos Vereadores e Câmaras Municipais do Estado do Ceará.

Ministro presidente
O deputado federal André Figueiredo, atual ministro das Comunicações, foi escolhido o Melhor presidente partidário do Ceará, em 2015. O executivo federal escolhido foi o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda; o estadual foi Alcy Porto, do Sebrae/CE e o executivo municipal foi Eudoro Santana, do Iplanfor.

Também laureados
Os quatro secretários estaduais escolhidos foram: Mauro Filho (Fazenda), Alexandre Landim (Casa Civil do Governo), André Facó (Infraestrutura) e Josbertini Clementino, titular da STDS, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Os Secretários Municipais: José Leite Jucá (Procuradoria Geral do Município de Fortaleza), Prisco Bezerra (Secretaria de Governo), Elpídio Nogueita (Turismo) e empatados Robson Castro e Águeda Muniz, também da equipe de Roberto Cláudio.

Mais premiados
O presidente de Entidade Empresarial/Classista – Beto Studart (Fiec), diretor de Fundação (Airton Queiroz), diretor de Entidade Filantrópica, Luiz Marques (Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, que fora igualmente guindado à mesma honraria em 2014). Reitor, José Rocha, da Universidade Christus; Florentino Cardoso, diretor de Hospital (Monteclínicum); Ednilton Soarez, diretor de Colégio/Faculdade; Alberto Bardawill é o diretor de empresa de Comunicação e Paulo Oliveira mais uma vez o comunicador escolhido, desta feita, com 12 votos, contra cinco dados tanto a este jornalista, quanto a Nonato Albuquerque.

Festa dia 29
O engenheiro Roberto Farias já confirmou em entrevista à imprensa, que a entrega dos certificados e ou diplomas será dia 29 de fevereiro, a partir das 19 horas, no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no Anexo da Assembleia, Deputado José Euclides Ferreira Gomes, homenagem que foi prestada ao saudoso parlamentar avô dos ex-governadores Ciro e Cid Gomes e dos deputados Tin e Ivo Gomes. Voltaremos outras vezes ao assunto.

Julgadores
Destaque-se que, entre os 48 integrantes da Comissão Julgadora, ou seja, os que votaram, estão dentre eles(as): ministro do STJ, Raul Araújo, ex-presidentes do TCU e TCE, respectivamente Ubiratan Aguiar e Valdomiro Távora; prefeitos de Granja, Horizonte, Cedro, Camocim, Orós, Maranguape e Solonópole. A Comissão Apuradora, que se reuniu no Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa, foi formada por Irapuan Aguiar (representando o meio acadêmico), Walmir Rosa de Souza (Setor Jurídico da Assembleia), jornalista Kelly Castro (do Núcleo de Comunicação do TCE) e este jornalista.

 

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img