28.4 C
Fortaleza

Só “pecará” quem quiser

Neste ano eleitoral, quando 184 prefeitos serão eleitos, ou, se for o caso, reeleitos no Ceará, só praticará os nefandos pecados da corrupção, desvios de recursos, atos gerais de improbidade quem for “pecador” vocacionado e juramentado. Ao longo dos últimos anos, o TCM tem se empenhado a fundo na orientação a prefeitos, preparando funcionários municipais, contadores e assessores jurídicos, visando evitar as chamadas atecnias, em que muitos se “escoram”, ou mesmo fraudes planejadas, que só corroem as debilitadas fontes arrecadadoras das prefeituras.

Com a proximidade de mais uma eleição, o TCM preparou um decálogo de advertências, em termos claros e objetivos, que, se seguidas, impedirão pesadas punições, assim como novas perdas para os municípios. Em resumo, os 10 “mandamentos” dirigidos aos prefeitos e equipes, destacam nomeações e demissões irregulares; despesas descabidas; “bondades” ilícitas; despesas sem recursos para pagar; “shows” com dinheiro público; aumentar despesas com pessoal etc.

Ou seja, nada que todos os prefeitos e seus “staffs” não saibam desde que foi criada a Lei da Responsabilidade Fiscal. Segundo o TCM, para que essas regras possam melhor funcionar, terão também de ser acompanhadas atentamente pela própria sociedade, com o que serão evitados, entre outros abusos os chamados “desmontes” de prefeituras por prefeitos derrotados, ou que não elegerem os seus sucessores. Além da população, o MPE e todas as entidades que combatem a corrupção administrativa deverão estar atentos. Diante disso, só poderão merecer as mais rigorosas

Turistas em fuga Segundo o ex-secretário do Turismo estadual, na gestão do governador Lúcio Alcântara, Allan Aguiar, “o Estado, por conta de insegurança, em que predominam assaltos, assassinatos e estupros de turistas estrangeiros, começa a ser riscado do mapa dos destinos turísticos viáveis”.

Bloco I O deputado Domingos Neto, presidente regional do PMB, comandou, ontem, visita dos deputados do bloco PSD-PMB, ao governador Camilo, a quem confirmaram seu apoio na AL.

Bloco II Nessa visita, a prefeita Patrícia Aguiar, de Tauá, presidente do PSD-CE, ficou acertado que, apesar desse apoio, não haverá aliança na AL com bloco também governista PDT, PT, Pros.

Dizem… que o ex-prefeito de Ipu, Sávio Pontes, que havia sido afastado e preso por improbidade, terá, se quiser, as portas do PSD abertas para voltar a se candidatar. Acredite!

Negando O vice-prefeito de Quixadá, Ricardo Oliveira, dizendo ser “eleitor do deputado Osmar Baquit (PSD)”, desmente que estaria migrando para o PSB do deputado Danilo Forte.

Adversários do… ex-governador Cid que se cuidem. Assim como fez na eleição de Camilo, ele vai “mergulhar” interior adentro, para apoiar todos os candidatos do seu partido a prefeito.

Embora… tenha sido “abafado” país a fora, a imprensa “lá de cima” confirma, agora: no auge da grave crise política, em dezembro, a presidente Dilma chegou a admitir sua saída do PT.
Coincidentemen-
te… agora, o PT “cria marra” e ameaça ”deixar o governo de Dilma, se ela continuar fingindo defender o “padrinho Lula”, sob fogo cerrado do MPF, e com um pé na Lava Jato.

Ocorrendo uma… eventual saída de Dilma do PT, algumas lideranças pedetistas do Ceará, vivem à espreita de que isso ocorra, ante a possibilidade de ela retornar ao PDT, o seu partido de origem.

Bom, porém… pesado é o desafio a que se propõe o deputado Danilo Forte (PSB): devolver à nossa juventude a confiança e o respeito pela atividade política, hoje, reduzida a quase zero.

O prefeito RC… acusa a oposição de usar de apenas uma arma, que é falar mal da administração municipal. Não sabemos se ele sabe que quem mais tem reclamado são os que o elegeram…

Para o… presidente da AL, José Albuquerque, se a casa tem sido o fórum para se discutir soluções para problemas graves, o mesmo deve ocorrer na guerra contra o “aedes aegypti”.

Só depois… de a bandidagem do País fazer de cada prisão uma célula de suas atividades, é que os deputados aprovaram o bloqueio de celulares em todos os presídios. E ainda querem aplausos…

“Há quem condene o Carnaval, uma festa alegre, em que as pessoas confraternizam. Muito mais condenável e pecaminoso é enriquecer roubando de quem quase nada possui”. D. Hélder Câmara (1909-1999), arcebispo de Recife e Olinda.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img