28.4 C
Fortaleza

“Impeachment” no Barroso?

 

O ministro Roberto Barroso, do STF, poderá pagar (se a Justiça funcionar em toda a sua justeza) muito caro pela maneira como fraudou, com a canastrice de um ator figurante, no episódio em que foi invalidada a eleição, por voto secreto, dos membros da “Comissão do Impeachment”, instalada na Câmara dos Deputados.

Ao contrariar o voto do relator, ministro Edson Fachin, Barroso fez uma leitura propositadamente incompleta do Inciso III do Art. 188 do Regimento Interno da Câmara, onde consta que voto secreto se fará em eleições para presidente de comissões permanentes e temporárias, membros para compor a Comissão Representativa do Congresso e dos dois cidadãos que irão integrar o Conselho da República “E NAS DEMAIS ELEIÇÕES”.

Só que, em sua leitura, e aproveitando-se da desatenção dos presentes, ele omitiu o trecho “e demais eleições”. A desatenção, ou mesmo a tendenciosidade de alguns ministros, resultou na anulação do ato da Câmara. Reconhecido desde a sua indicação como exageradamente ideológico, exibicionista e defensor da tutelagem do Legislativo pelo Judiciário, e, no caso, confirmando ser devedor da presidente Dilma, terminou proporcionando a ela uma preciosa ajuda, com o que retardou as ações do “impeachment”.

Só agora, meio tarde, mas melhor que nunca, 300 deputados assinaram um manifesto, protocolado na Procuradoria da Câmara, a ser enviado ao STF e ao Senado Federal, ao qual cabe abrir longos processos de “impeachment” contra ministros transgressores. Ainda não se sabe no que vai dar.

Esbulho Em revoltado discurso na AL, o deputado Lucílvio Girão (SD) denunciou o esbulho praticado nos estacionamentos do Aeroporto Pinto Martins, Centro de Eventos e Arena Castelão, “construídos com o dinheiro do povo e que exploram este mesmo povo”.

Tá difícil
Um dos políticos mais ligados ao governo da presidente Dilma, o senador Eunício diz que a CPMF, que mexe com a economia do povo não é matéria de fácil aprovação.
Novo avanço… na gestão do presidente da AL, José Albuquerque, foi a inauguração de novas instalações do Departamento Médico, valiosa para servidores e moradores do entorno.
Em Brasília…
a vice-governadora Izolda Cela, ao lado do titular da STDS, Josbertini, participou de reunião onde se discutiram problemas do Sistema de Ressocialização.
Para…

Izolda, apesar de parcerias excelentes com TJCE e MP, como no Ceará, para os problemas de ressocialização, como ocorre em todo o País, é muito difícil obter êxito.
Anti-Brizola Para o senador Reguffe (PDT-DF) esse partido está “se apequenando para manter ministérios e carguinhos, ao invés de criar um projeto para o Brasil, cobrado pelo povo”.
Sem defensores Segundo o deputado Ely Aguiar (PSDC), muitas cidades têm instalações para a Defensoria Pública, mas faltam defensores, ficando os pobres entregues à própria sorte.

Culpados
Na AL, cresce a indignação contra a incúria de ex-prefeitos que, não cumprindo precatórios deixaram os atuais prefeitos com suas prefeituras à beira da falência.
Ladrão é tu! Na Câmara, continua o espetáculo das CPIs: o PT quer uma da merenda escolar, contra o PSDB, que por sua vez quer uma do Bancoop, cuja “estrela” maior seria… Lula.
União de opostos… contra a reforma da Previdência, um dos objetivos maiores da presidente Dilma. Nesse campo, uniram-se a oposicionista Força Sindical e a “chapa branca” CUT.
Recado… dos petistas ao seu presidente, Rui Falcão, que exigiu de todos prioridade para a defesa do ex-presidente Lula. “Nossa prioridade maior, agora, é a reforma da Previdência”.
Nada será… feito de importante neste semestre, nos casos do “impeachment” e do deputado Eduardo Cunha. É conclusão de reunião de deputados veteranos de oposição
na Câmara.

“Eu não trocaria um sociólogo de esquerda (FHC) cercado por políticos de direita, por um político de direita (Lula) cercado por sociólogos de esquerda”. Senador Cristóvam Buarque (PDT).

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img