28.4 C
Fortaleza

Pedalada na saúde: Brasil omite números do zika

Minúsculo mosquito bastou para
demolir a soberba petista
Almir Pazzianotto, advogado, no artigo
‘Microcefalia petista’ no portal Diário do Poder

As trapalhadas do abestado ministro da Saúde, Marcelo Castro, não são o principal problema dos técnicos envolvidos na guerra contra o mosquito. Eles estão preocupados é com a demora e a confiabilidade dos dados sobre incidência do vírus zika informados pelas secretarias estaduais, como a do Rio de Janeiro. Sanitaristas suspeitam de omissão de números – ou de “subnotificação”, como chamam a lorota.

O leão é manso!
O pretexto interno para subnotificação é “conter o pânico”, mas tem a ver, dizem os técnicos, com ameaças de suspensão das Olimpíadas.

Menos de 0,003%
Até janeiro foram notificados em todo o país 4.783 casos suspeitos de microcefalia. Só 404 casos foram confirmados e apenas 17 têm Zika.

Ninguém explica
Na Colômbia, 3.177 mulheres grávidas foram infectadas pelo vírus zika, mas não foi registrado um só caso de microcefalia entre os bebês.

Muitas outras causas
Segundo o próprio governo, a microcefalia pode ter como causa sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes e outras infecções.
Anote aí, ministro
A disponibilidade das contas presidenciais para exame dos cidadãos é determinada pelo art. 49 da LRF, lembra o advogado Jaques Reolon.

“Riscos à estabilidade”
Governistas acham que as contas presidenciais devem ser escondidas dos cidadãos em razão dos “riscos à estabilidade do País”. Anrã.

Ameaça
O “sigilo” da contas, encampado pelo ministro José Múcio, pode ser votado nos próximos dias. Precisa de cinco votos para aprovação.

Embaixador Lewandowski
O ministro Ricardo Lewandowski, cuja presidência no Supremo Tribunal Federal (STF) termina em setembro, pode antecipar sua aposentadoria. Dilma deseja nomeá-lo embaixador em algum país europeu de primeira linha. Um filho advogado do ministro reside em Londres (Inglaterra).

A pauta é impeachment
Líderes partidários se reunirão na próxima semana para decidir sobre a comissão que vai discutir o impeachment de Dilma na Câmara. Deveria ter sido realizada ontem (11), mas ninguém deu as caras em Brasília.

Sonho petista
O senador Delcídio do Amaral (PT-MS), ex-líder do governo Dilma preso por tentar melar a Lava Jato, tem pedido ajuda a correligionários para evitar a expulsão do PT. Quer se segurar na sigla e no mandato.

A lei obriga
O governo entra na sétima semana de 2016 e até agora não divulgou gastos de um centavo sequer com os cartões corporativos, cuja conta é paga pelo contribuinte: em 2015, foram torrados R$ 56 milhões.

Oposição frouxa
A oposição perdeu o apoio de Michel Temer para o impeachment. Os tucanos apostam no Tribunal Superior Eleitoral para derrubar a chapa eleita em 2014. Mas o PMDB prefere que Dilma continue “sangrando”.

Tanque cheio
Os deputados Pedro Fernandes (PTB-MA), Aníbal Gomes (PMDB-CE), Lázaro Botelho (PP-TO) e César Halum (PRB-TO) gastaram R$ 6 mil cada com combustíveis e lubrificantes em janeiro, mês de recesso.

Fábrica de factoides
O governo Dilma já escalou seus 29 ministros para o que tem chamado de ‘Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti’. Cada um vai para uma cidade diferente no sábado (13) para discutir a infestação.

Arrocho, não
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) recebe hoje (12) documento de agentes da Polícia Federal cobrando autonomia e criticando cortes de verba da instituição. Sete entidades de classe assinam o documento

Pergunta para D. Crise
O governo Dilma Rousseff quebrou. Depois, com pompa, anunciou cortes pífios. E aumentou impostos. Como os gastos continuam a crescer?

Bom para cachorro

Anos 60. O chanceler Vasco Leitão da Cunha aproveita uma ida para o aeroporto de Brasília, no carro oficial, para dar entrevista a um repórter. No caminho, um cachorro atravessa a avenida, o motorista dá uma guinada, o carrão desliza, quase bate num poste e capota. Passado o susto, o chanceler respira fundo e, diplomaticamente, adverte o pálido motorista:
– Meu caro Josias. Tenha sempre seu bom coração, mas nunca esqueça de acionar o seu bom cérebro. Se tivesse acontecido o pior, imagine a manchete, amanhã: “motorista mata um ministro para salvar um cachorro”…

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img