28.4 C
Fortaleza

STDS oferece 11.400 vagas no primeiro passo em 2016

 

Verdade. O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, Josbertini Clementino, concedeu entrevista a este jornalista e ao companheiro Marcos Saraiva, para todos os nossos espaços jornalísticos de forma conjunta: Jornal O Estado (impresso e internet, TV O Estado online), sistema antoniovianaonline-www.avol.com.br, Rádio Cidade AM 860 (Política Especial, de segunda à sexta-feira, de 6h30 às 8h e de 10 às 11 horas) e ainda para a rede Facebook – afirmando em alto e bom tom: “o Governo Camilo Santana vai oferecer 11.400 vagas para o projeto Primeiro Passo, beneficiando todo o estado do Ceará neste ano de 2016. No momento, 2.800 vagas referentes à linha Jovem Aprendiz estão disponíveis para inscrição. As outras 8.600 serão abertas ao longo do ano”, revelou o secretário Josbertini Clementino que, inicialmente, estão disponíveis 800 vagas na Capital e mais 2.000 no interior do Estado para os jovens que desejam tornar-se aprendizes. “A primeira turma está programada para começar em 15 de março. A linha de ação Jovem Aprendiz contempla estudantes da 3a série do Ensino Médio ou adolescentes que já tenham concluído, egressos de escolas públicas, que possuam entre 16 e 23 anos de idade’’, afirmou Josbertini (foto). Importante registrar que na Capital, as inscrições para a linha de ação do Jovem Aprendiz já estão abertas e podem ser feitas nos Centros de Inclusão Tecnológicas Social (Cits), Centro Comunitário Santa Terezinha (Mucuripe), Centro Comunitário São Francisco (Antônio Bezerra), Espaço Viva Gente (EVG) e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja-Centro). Os interessados devem se dirigir aos locais mencionados munidos de RG, CPF, comprovante de residência, Carteira do Trabalho, declaração de matrícula ou certificado de conclusão do Ensino Médio.

Abrangência
Além de Fortaleza, os municípios contemplados com vagas para o Aprendizes, são: Aracati, Aquiraz, Beberibe, Brejo Santo, Barbalha, Cascavel, Crateús, Camocim, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Iguatu, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Paraipaba, Pacatuba, Pacajus, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Sobral, Tianguá, Santa Quitéria, São Gonçalo do Amarante, Pindoretama, Itapajé, Itapipoca e Uruburetama. No interior as inscrições são realizadas nas Secretarias de Assistência Social de cada município.

Tem mais
Novos municípios poderão aderir ao projeto nas quatro linhas de ação: Jovem Aprendiz, Jovem Bolsista, Jovem Estagiário e Empreendedor Juvenil. Pela Linha de ação do Jovem Aprendiz, os estudantes (educandos) são qualificados em cursos de iniciação profissional e, simultaneamente, inseridos em empresas privadas. Com duração de um ano, os inscritos nesta linha recebem do projeto – fardamento, material didático, lanche e são remunerados pela empresa, de acordo com a Lei de Aprendizagem nº 10.097, de 19 de Dezembro de 2000, ou seja, a Lei de 19/12/2000.

Jovem bolsista
Esta linha atende estudantes da 8ª e da 9ª séries do Ensino Fundamental ou EJA III e EJA IV. Os alunos recebem do projeto – bolsa-capacitação, fardamento, lanche, material didático e participam de cursos de iniciação profissional no período de cinco meses. São remunerados pelo Governo do Estado. Já na linha de ação do Jovem Estagiário, os estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio são encaminhados para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e são remunerados pela empresa. Já no Estagiário Remunerado, são contemplados estudantes da 3ª série do Ensino Médio, que são encaminhados para empresas privadas e públicas para estágio com duração de seis meses. Os jovens recebem do Primeiro Passo – fardamento e auxílio-transporte e são remunerados pelo Governo do Estado.

Empreendedor
Esta linha de ação contempla jovens de 18 a 29 anos, que estejam cursando Ensino Fundamental, Médio ou que sejam egressos da rede pública de ensino. A qualificação priorizará o empreendedorismo e viabilizará o encaminhamento dos alunos a instituições de microcrédito, além de oferecer assistência técnica gerencial aos novos empreendedores. Registre-se, que ano passado(2015), segundo revelou também o titular da STDS, “o Governo qualificou 14.463 jovens e adultos, sendo 6.515 somente pelo projeto Primeiro Passo, que representa 45% do total de capacitados. O Primeiro Passo é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – de qualificação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img