27.8 C
Fortaleza

Bravatas que não construíam

Quem acompanha desde os anos 40 a política no Ceará, e principalmente na agitada era em que a UDN e o PSD (não o que aí está, mas o PSD do presidente JK) faziam do Plenário da AL um quase octógono de MMA, sabem o quanto perderam os municípios, por conta da violência dos duelos entre parlamentares sertanejos, nem sempre em defesa de projetos importantes para as suas cidades de origem ou daquelas onde foram votados. Eleitos num ambiente político marcado por eleições em que predominava a “lei da bala”, alguns parlamentares limitavam-se a defender apadrinhados, muitas vezes criminosos “erados”. Hoje em dia, embora vivamos num estado marcado por atos de violência, o clima político na AL é totalmente diferente. Um Plenário composto em sua quase totalidade por deputados com curso superior, é um ambiente propício para a realização de debates de alto nível. Como nos dos velhos tempos, existem as bancadas de situação e de oposição, mas dentro de um clima de respeito e de cordialidade, sem os “arrepios” de antigamente. A Assembléia Legislativa do Ceará é, com certeza, uma das mais tranquilas e harmoniosas do País. Deva-se isso a dois fatores indiscutíveis: o nível cultural dos deputados e habilidade com que o deputado José Albuquerque, presidente da casa, conduz os membros desse poder, dentro e fora do plenário. Justifica-se assim, o otimismo com que a maioria dos prefeitos se refere ao bom momento da AL, onde governistas e oposicionistas tratam-se dentro do mais irrestrito espírito democrático. Partindo desses princípios, pode-se dizer que se a economia do Estado não “descarrilar”, teremos um período dos mais produtivos e pacíficos da nossa História.

Atuação sólida Com uma das atuações mais sólidas e produtivas entre os que formam a bancada federal do Ceará, o deputado Genecias Noronha, hoje um dos parlamentares de maior destaque, ganha o reconhecimento do comando nacional do Partido da Solidariedade, cuja liderança assumiu.

Anda mal… A gestão da mais opulenta prefeitura do interior – Maracanaú. Segundo o líder Carlos Wagner, aspirante à Câmara Municipal, aquela cidade vive “em estado de abandono”.
Além do mais…
existem “marmotas” até agora não esclarecidas, como o paradeiro de R$ 47 milhões do Fundef, sem falar na “fúria” com que filhos do prefeito Firmo compram postos de gasolina.
O Senado… aprovou emenda do senador Eunício (PMDB) proibindo de leis que estabeleçam novas despesas sem apontar fontes para pagá-las. E isso é válido também para a própria União.
Aprovada… Na Comissão de Meio Ambiente da AL, mensagem do Governo propondo a redução das cobranças do ICMS, visando usar esses recursos para a construção de termelétricas no Ceará.
Muito pouco Na visão do deputado Danilo Forte (PSB), é insignificante o que já foi construído pela Ferrovia Transnordestina no Ceará, com um projeto que vai custar R$ 6 bi ao BNDES.
Benefício Ganha aplausos entre os servidores do Estado, projeto do deputado Walter Cavalcante aprovado na AL. Ele defende que 10% dos projetos residenciais do Estado sejam para a categoria.
Emergindo… em São Paulo-SP, o ex-ministro Ciro Gomes proferiu palestra, na Fundação Getúlio Vargas, sobre a conjuntura do País. Chamado por alguns de “nosso presidente”, ele desconversou…
Importante O governador Camilo recebeu o presidente da Fecomércio, Luiz Gastão, que lhe apresentou proposta para a criação de incentivo para o setor do comércio em época de crise.
A derrota… do deputado Motta para a liderança do PMDB só veio “assanhar” a bancada “privativa” do deputado Eduardo Cunha: 30 deputados ­“mottistas” e mais PP, PR, PTB e PSC. Vai “bombar”…
O já forte… .”time” de especialistas em crimes contra a administração terá, a partir de agora, o reforço da Polícia Federal em todas as ações da Operação Lava Jato. Tremei, gestores corruptos!
Após “séculos”… de queixas de pais de estudantes, unem-se Procon, AL e MP para enquadrar escolas que infernizam as famílias com listas quilométricas de material escolar. As multas são pesadas.

“Os governos do PT conseguiram levar o Brasil a um verdadeiro “estado de sítio”. Mas, o pior é que os petistas não assumem nem mesmo a propriedade do Sítio de Atibaia”. Deputado Nilson Leitão (PSDB – MT).

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img