27.8 C
Fortaleza

Fobia das urnas?

O desenrolar dos acontecimentos ligados à pré-campanha eleitoral, tem revelado alguns aspectos interessantes e que mostram uma face pouco conhecida da nossa política e dos nossos políticos: o temor das urnas, ou, como dizem os espanhóis, a litigofobia, o medo dos pleitos. Segundo estudo do Instituto Sensos, coordenado pelo cientista político Ricardo Guedes, contrariando o que sempre ocorre em anos eleitorais, parlamentares federais e estaduais, que antes se acotovelavam por vagas para disputar candidaturas a prefeito, são hoje um percentual infinitesimal. Entre as justificativas para essa fuga em massa das urnas, segundo Guedes, está o desabalado e incontido desgaste dos políticos. Diante disso, como no caso da parábola do “jôio e do trigo”, terminam se juntando bons e maus políticos, o que só deixará de acontecer na hora H do combate ao mal nessa atividade. Mas, não ficam por aí as motivações que afastam donos de mandato da disputa nos municípios.

As regras de doações de campanha, segundo eles próprios citam, servem para desmotivar mais da metade daqueles que pensavam em se candidatar. Boa parte também aponta como motivo de suas hesitações e recuos a brusca redução do tempo de campanha, de 60 dias para 45 dias. Acrescente-se um aumento considerável de votos brancos e nulos, com a rejeição por grande parte dos partidos. O exemplo mais concreto, diz Guedes, é o PT, cuja rejeição crescente sigla chega aos 50%, e sem expectativas de diminuição, o que torna o ex-grande partido no mais rejeitado. Sendo assim, o pleito de 2016 poderá fazer a grande festa para os partidos de oposição, principalmente aqueles de maior visibilidade perante o eleitor.

Fortalecendo O líder maior do DEM-CE, Idemar Citó, reuniu, em almoço, 16 deputados e o chefe de Gabinete do governador Camilo, Élcio Batista, em torno do deputado José Albuquerque, no que ele chamou de “grande conversa política”. Firma-se, assim, o fortalecimento de Albuquerque.

Num evento… de grande importância, o presidente da Fiec, Beto Studart, comandou ontem, na Casa da Indústria, o lançamento do livro que conta a evolução da indústria no Ceará.

O livro… “50 Anos de Desenvolvimento Industrial do Ceará, de Paulo Afonso ao Pecém”, é de autoria de Walfrido Salmito, ex-superintendente da Sudene; Pedro Jorge, do extinto Bancesa, e do jornalista e publicitário Nazareno Albuquerque.

Comitê Será instalado hoje, na AL, às 10h30, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, com a presença do chefe do escritório da Unicef no Estado, Rui Aguiar.

O marqueteiro…
…João Santana, “pai” das vitórias do PT, foi engaiolado. No Planalto, é chamado de “Ministro da Propaganda”, como na Alemanha nazista, que tinha o diabólico Goebbels…

Em ação… febril pelo aumento da musculatura eleitoral do novo PDT, o presidente da AL, José Albuquerque, percorreu os municípios de Sobral e Camocim, no final da semana passada.

Já no decorrer… das semanas, o presidente Albuquerque tem se empenhado em manter a sua agenda de atividades políticas, “colada” à agenda do governador Camilo Santana, em todo o Estado.

Veja bem! Depois de ter realizado 721 operações entre 2014 e 2015, ajudando a recuperar R$ 3 bi, a PF terá de diminuir o ritmo, ameaçada pelos corte de verbas no seu orçamento…

Pelos militares Em consequência dos muitos assassinatos de policiais no Ceará, o deputado Cabo Sabino (PR-CE) vai propor ao governador Camilo força-tarefa para buscar resolver o grave problema.

Vem aí… nova pesquisa de âmbito nacional sobre a rejeição do eleitorado aos partidos políticos. Há natural ansiedade nas hostes do PT, cuja rejeição deverá ser mantida a mais alta.

Para o deputado… Guimarães (PT-CE) líder do Governo na Câmara, é “especulação midiática” falar da saída do governador Camilo do PT. Não é, deputado: próceres realistas da sigla esperam isso.

Esperança Ao congratular-se com a presença do ex-presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, no CNJ, a sociedade torce pelo seu empenho para o deslinde da história das vendas de liminares.

“Quando um país se acha atrasado por defeitos na educação, é impossível ele se elevar”. Clóvis Beviláqua (1854-1944), jurista e filósofo cearense, autor do Código Civil Brasileiro

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img