27.1 C
Fortaleza

A joia da coroa

 

A crise hídrica no território do Ceará está se confirmando dia a dia, sem que os cearenses percebam, de forma bastante responsável a necessidade de economizar água. Esta semana ficou confirmado: só um pequeno açude, no município de Saboeiro, conseguiu sangrar. Os demais reservatórios se mantém com um volume de apenas 12% de sua capacidade. Se todo o problema se configurar a solução não virá do potencial que representa o açude Castanhão. A previsão é que o açude Orós volte a ter muita importância no item alegria na vida do cearense. Levantamento sobre este tema está sendo desenvolvido por vários órgãos do Governo do Estado e é acompanhado pelo Governador.

Duas hipóteses
Desequilibrado e, agora, de pernas pro ar com a prisão do marqueteiro João Santana. É assim que os analistas veem o momento político brasileiro. Em duas hipóteses, “há um bode na sala”. Esse bode tem cara e contas milionárias no exterior. A verdade é que o PMDB está vencendo na tese da cassação e pode começar a vencer também na tese do impeachment.

Os juros
Os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cheque especial somaram 292,3% ao ano em janeiro – o maior patamar desde julho de 1994 (293,9% ao ano), ou seja, em quase 22 anos, segundo o Banco Central.

Endividamentos
A dívida pública federal, que inclui os endividamentos interno e externo do Governo, recuou 1,54% em janeiro deste ano, para R$ 2,74 trilhões, segundo informações do Tesouro Nacional. Em dezembro do ano passado, o endividamento público estava em R$ 2,79 trilhões. Foi a primeira queda da dívida, desde outubro de 2015.

Fim da mamata
Na edição outubro de 2007, há exatos nove anos, o Jornal Bahia Negócios publicava em sua manchete uma das matérias mais polêmicas do País com o título “Fim da mamata” o jornal dizia que a Ordem dos Advogados do Brasil entraria com uma ação para acabar com o “salário pijama” que está sendo pago como aposentadoria aos ex-governadores.
Salário Pijama
Diz a matéria do jornal: Naquela época, no entendimento da OAB, é inconstitucional e imoral a existência de pensão vitalícia para ex-governadores e familiares. Naquele ano, o assunto foi levantado depois que o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional a lei proposta por Zeca do PT, que permitia aos ex-governadores do Mato Grosso do Sul receber pelo resto da vida um subsídio no valor do salário do atual ocupante.

Pensões
Em 17 estados, ex-governadores e parentes recebem o “salário pijama”. Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rondônia. Mais de 200 pessoas são beneficiadas com essas pensões.

Cooperação
Com a intenção de reforçar as relações de cooperação entre as instituições de ensino francesas e a Universidade Federal do Ceará, o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, reuniu-se com o reitor da UFC, professor Henry de Holanda Campos. Como resultado do encontro, abriu-se a possibilidade de uma maior presença do país europeu na Casa de Cultura Francesa e na criação de novos projetos de cooperação em áreas como Engenharia e Medicina.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img