27.8 C
Fortaleza

Um “casamento” em crise?

 

O relacionamento da presidente Dilma com o seu partido, PT, já foi bem melhor. Hoje, é mais um “casamento” político abalado. Os motivos são claros, tendo em vista a maneira como o partido vem “engolindo”, mesmo que atravessado, algumas atitudes da Presidente que, ao seu modo, não é muito de andar suplicando fidelidade de partidários. Devido à sua maneira áspera de ser, ela tem sido alvo de críticas de muitos petistas, inclusive de alto coturno. Em alguns momentos mais complicados, em que os correligionários de Dilma não são satisfeitos, há críticas nada veladas, muitas vezes amainadas pelo presidente nacional da sigla, Rui Falcão, que “segura a barra” para evitar o pior. Na verdade, Dilma está longe de ser uma unanimidade no partido da “estrela vermelha”.

Há sinais cada vez mais evidentes. O mais “quente”, foi o debate em torno da aprovação, pelo Senado, do projeto do senador José Serra (PSDB-SP) desobrigando a Petrobras de ser operadora única e de ter participação mínima de 30% na exploração da camada do pré-sal. O projeto foi, desde o início, alvo do ódio dos petistas, mas da simpatia da Presidente, que, realista, não a via Petrobras em condições de assumir encargos pesados, que não conseguiria cumprir. O bombardeio, antes da votação era grande e vários ministros agiam contra. Sem ligar se estava atingindo Dilma, o senador Lindbergh disparou: “Estão querendo entregar o pré-sal a preço de banana”. Não funcionou: a matéria foi aprovada com 40 votos contra 26 e duas abstenções. Não adianta esbravejar contra o “projeto do Serra”, que foi aprovado por senadores de todas as tendências e, o que é mais importante, com o apoio da própria Dilma.

Mais segurança Segundo o Secretario da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, mais duas unidades penitenciárias passarão a funcionar ainda neste semestre: Casa de Privação Provisória de Liberdade (Itaitinga), 1.016 vagas, e Cadeia Pública de Juazeiro do Norte (250 vagas).

Novo troféu Dia 14 de abril, o presidente da Associação Comercial do Ceará, Porto Guimarães, entrega ao presidente da Fiec, Beto Studart, o “Troféu Carnaúba”, o mais valioso da instituição.
Libertinagem Para o ex-governador Cid, “Lula foi o maior presidente dos últimos 30 anos, mas teve que fazer concessões”. Disso sabemos, tanto que vieram o Mensalão e a Lava Jato…
Temendo… a saída do deputado Valim do PMDB, o (digamos assim) vice-prefeito Gaudencio Lucena jura “de pés juntos” que ele (Valim) será o candidato do partido à PMF-2016.
Cada uma! Lideranças do PV e do PCdoB de Fortaleza, mesmo sabendo que seus partidos estão “coalhados” de cargos na PMF, ainda falam em lançamento de candidatura própria.
Grande duelo Pesquisas sobre a Prefeitura de Quixeramobim continuam apontando o deputado Tomaz Holanda (PPS) como favorito. Prevê-se grande duelo com o prefeito Cirilo Pimenta.
Terça-feira… na CMFor, reunião do Colégio de Líderes, com o presidente Salmito, para debater pedidos de audiências, e, com destaque, convites a autoridades para informações.
A propósito… de Salmito, ele fez da posse do suplente Pedro Gomes Matos (PSDB), filho do deputado Raimundo Matos, uma festa para o comando Tucano, em ato de reaproximação.
Funcionou… na AL como grande piada, a aprovação pela Câmara dos Deputados, de matéria reduzindo em 10% os salários de Dilma, do vice e de ministros. Agora, a economia vai…
Pacatuba… preocupa a AL, que vai enviar uma comissão de deputados, à Secretaria da Saúde pedir explicações para a dispensa de 65 agentes de saúde estaduais pelo prefeito Alencar…
Descolando Pode até não acontecer o rompimento PT-PMDB, mas este último se prepara para “descolar” dos petistas, evitando assim a perda de muitas prefeituras País a fora.
O PT cometeu… sérios desvios de conduta, muitos erros de gestão e praticas prejudiciais à Petrobras. Quem disse não foi nenhum tucano, mas o programa ontem, do PMDB, na TV.

“Democracia, é quando eu mando em você; ditadura, é quando você manda em mim”. Millôr Fernandes (1923-2012), escritor teatrólogo e humorista brasileiro.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img