27.1 C
Fortaleza

Odorico Monteiro instala frente contra o mosquito

Isso mesmo. O deputado federal cearense, Odorico Monteiro (PT), cria a Frente Parlamentar para enfrentamento da dengue e arboviroses. Referida Frente será instalada hoje, em Brasília, na Câmara dos Deputados e, contará com a presença de importantes autoridades e representantes da área de saúde de vários estados do País, afirma a assessoria de imprensa de Odorico. “A epidemia de zika é hoje o principal problema de saúde pública brasileira em décadas”, afirmou à imprensa, semana passada, o deputado federal Odorico Monteiro (foto), que teve a ideia da criação dessa Frente Parlamentar da Dengue e Incorporação Tecnológica no Enfrentamento das Arboviroses, na Câmara dos Deputados. De imediato a Frente contou com a adesão de 222 parlamentares.

Saiba mais
Acrescenta Odorico Monteiro: “Propomos a criação dessa Frente com o objetivo de discutir alternativas para o combate ao mosquito Aedes aegypi, transmissor da dengue, chikungunia e da epidemia de zika, que atingiu 20 Estados brasileiros e tem se espalhado rapidamente pelo continente Americano. As doenças provenientes de arboviroses transformaram-se num dos maiores desafios para a saúde pública brasileira e mundial”, completa Odorico.

Lançamento
Está marcada para esta hoje, o lançamento oficial da Frente, na Câmara dos Deputados, tendo como presidente, o seu criador, deputado cearense Odorico Monteiro (PT) e como o baiano Antonio Brito (PTB), como vice-presidente. Dentre os convidados, destacam-se o ministro da Saúde, Marcelo Castro, além de órgãos governamentais, laboratórios, institutos de pesquisa, conselhos e entidades municipais.

Noutros estados
Destaca o deputado Odorico Monteiro que a Frente Parlamentar também será lançada ainda neste mês em algumas capitais e municípios cearenses. Conforme adiantou, a Frente irá acompanhar a política governamental relacionada ao tema, estimular o enfrentamento desta emergência nacional, com a integração de ações por parte das três esferas de governo e apoio da sociedade civil, acompanhar a implementação e ações integradas e intersetoriais de controle do vetor, apoiar o desenvolvimento de pesquisas, estudos de desenvolvimento de novos métodos e tecnologia para o controle e enfrentamento das complicações associadas às arboviroses, entre outras.

Precisa ser feito
Em contato com Marcos Saraiva, que esteve semana passada, em Brasília, e comigo próprio, através do Política Especial, na Cidade AM 860, o deputado Odorico Monteiro, desabafou: “Temos o desafio de investir em questões básicas como saneamento ambiental e domiciliar, mas também de apoiar e garantir recursos para a incorporação de novas tecnologias que sejam capazes de controlar e diminuir a infestação do mosquito . Também deve ser priorizada a adoção de novos medicamentos, o desenvolvimento de vacina contra as arboviroses, além do estabelecimento de protocolos unificados de diagnóstico e tratamento”. Por fim, afirma Odorico que é fundamental a mobilização da sociedade na guerra contra o mosquito, pois, sem o envolvimento da sociedade “não lograremos êxito nessa empreitada, portanto, todos os segmentos da vida brasileira estão convocados a participar desta batalha, guerra, enfim, desta luta que precisa sim, de uma estruturação de uma rede de proteção para acompanhar as crianças que forem acometidas pela microcefalia”, enfatizou. Nós do Jornal O Estado (impresso e internet), sistema antoniovianaonline (www.avol.com.br), Rádio Cidade AM 860 (Política Especial, em seus dois horários) e rede facebook já estamos integrados e fazendo a nossa parte. Cabe a você – fazer a sua. Depois não diga que não avisamos.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img