27.1 C
Fortaleza

Temores fundados

O deputado Moroni Torgan, presidente regional do DEM é peça importantes no processo sucessório de Fortaleza-16. Ele tem sido alvo de insistentes negociações, no sentido de que possa compor a chapa do prefeito Roberto Cláudio, em sua tentativa de reeleição. Há outras propostas em relação ao seu nome, respeitado, principalmente pela espetacular votação obtida em 2012 para a Câmara. Uma delas, apresentada no final da semana passada, em Brasília, seria uma chapa com ele na cabeça, tendo como vice o deputado Ronaldo Martins, do PRB. Voltando ao caso da eventual vice de RC, Moroni tem todos os motivos para ficar “cismado” com a idéia, haja vista uma “caveira de burro” que se repete desde a primeira eleição no período pós-regime militar: até hoje, Todas as chapas vencedoras para a Prefeitura de Fortaleza, resultaram em “casamentos desajustados”. É só conferir. Maria Luíza, tendo como vice um petista, Américo Barreira, após tantos desencontros, terminou até expulsa da sigla. Juraci, que assumiu quando Ciro foi disputar o Governo do Estado, rompeu com ele, para apoiar o seu adversário, Paulo Lustosa, do PFL. Cambraia, com ótima gestão terminou rompido com o vice Marcelo Teixeira. Nos dois mandatos de Juraci que o sucedeu, não houve como o “doutor” se “ajeitar” com os vices Marlon Cambraia e Isabel Lopes. Luizianne, no primeiro mandato, ignorou o vice, Veneranda, e no segundo “desafinou” com Tin Gomes. Agora, Roberto Cláudio e o vice Gaudencio Lucena se transformam em adversários figadais. A pergunta é: Moroni trocaria um mandato de quase 280 mil votos por uma vice, depois do que aconteceu com os oito vice-prefeitos da cidade dos últimos 28 anos?

Comenta-se que…a entrada de novos deputados no PDT, ameaça a liderança da sigla, hoje com o deputado Ferreira Aragão, na AL, o que poderá jogá-lo “no colo” da oposição, em Sobral…

Chocadeira A que ponto chegou a nossa política! O PDT virou “chocadeira” de membros do PRC do Pastor Neto, que só ali ficarão se o TSE não registrar essa sigla. Se registrar, “voa” todo mundo…

Apostando alto O PMDB não pretende, no pleito de outubro, apenas dobrar as prefeituras em seu poder, mas sim, conforme o secretário-geral João Melo, ganhar nas cidades maiores do Estado.

Não resistindo…aos atrativos do PMDB, o deputado Moses Rodrigues, que sempre foi como “água e azeite” com o presidente regional do PPS, Alexandre Pereira, terminou virando peemedebista.

Como o jogo…da política será sempre assim, o presidente Alexandre, sem citar nome, já assegura que o PPS, sem perda de tempo, já negocia, quase fechando, com outro arlamentar federal.
Na manhã…de ontem, o governador Camilo Santana entregou, em Sobral, 946 moradias do “Minha Casa, Minha Vida”, em solenidade que terminou sendo transformada em evento político.

Isso por que…no ensejo, o ministro das Comunicações André Figueiredo, presidente regional do PDT, marcou presença na cidade onde o partido já tem no deputado Ivo o forte pré-candidato.

Demorou um pouco…mas a presidente Dilma acabou ameaçando meter o bedelho na Lei da Responsabilidade das Estatais, do senador Tasso Jereissati, tida como mais do que oportuna.

A propósito…da referida matéria, o deputado Raimundo Matos (PSDB), diz que se esta Lei tivesse sido aprovada há mais tempo, muitos grandes prejuízos à Nação teriam sido evitados.

Advertência Segundo o juiz Sérgio Moro, a “Lava Jato” pode repetir a “Mãos Limpas”, da Itália, onde 40% investigados não foram punidos, inclusive devido à alteração das leis pelos políticos.

“A primeira impressão que se tem de um governante e da sua inteligência é dada pelos homens que o cercam”. Nicoló di Bernardo del Machiavelli (1469-1527), historiador, poeta e diplomata italiano do Renascimento.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img