27.1 C
Fortaleza

PSD e PMB formam bloco para eleger 40 prefeitos

Foi uma festa bastante concorrida e atraente. Marcos Saraiva e eu (Antonio Viana), prestigiamos na sexta-feira, 04, no Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza, a posse dos novos presidentes estaduais do PSD (55) e PMB (35), bem como a filiação de vários líderes aos dois partidos, com a presença dos presidentes nacionais das duas agremiações, ministro Gilberto Kassab e Suêd Haidar, respectivamente. O presidente Salmito Filho (PDT), fez as honras da Casa e colocou à disposição dos dois partidos toda a boa estrutura do seu gabinete (onde as autoridades e lideranças permaneceram por algum tempo antes de ingressarem no Auditório principal da Câmara), literalmente lotado e atendendo ao chamamento do mestre de cerimônia (impecável), radialista e jornalista Júlio Sales. Foi muita palma e muita alegria. Após a formação da Mesa, todos se perfilaram e cantaram o Hino Nacional, seguindo-se algumas filiações aos dois partidos, com destaque para o deputado Roberto Mesquita, que migrou do Partido Verde para o PSD. A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, deixou o PSD e foi presidir o PMB e seu filho, deputado federal Domingos Neto, deixou o PMB e foi presidir o PSD.

Presença marcante
Além das figuras já mencionadas e importantes, destaque-se o presidente Salmito Filho (da CMFort), o prefeito Roberto Cláudio, ambos do PDT; o deputado federal no exercício, Paulo Henrique Lustosa, os estaduais Naumi Amorim (ex-PSL), Bethrose (ex-PRP), Odilon Aguiar (ex-Pros), Laís Nunes (ex-Pros), Júlio César Filho (ex-PTN), que migraram para o PMB, o ex-deputado Nizo Costa (que deixou o PSDC e também se filiou ao PMB), afora, os ex-deputados Sávio Pontes, J. César Costa Lima, Meire Costa Lima (lideranças de Maracanaú), Osmar Diógenes; Almici Pinto, da direção local do PSD; prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e muitas caravanas de vários municípios.

Pré-candidatos
Foi fácil nossa reportagem constatar a presença entre as quase 1.200 pessoas presentes, cerca de 60 pré-candidatos a prefeito, dentre os quais, dos municípios de Catarina, Arneiroz, Quiterianópolis, Ipu, Nova Russas, Boa Viagem, Canindé, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Umirim, Uruburetama; o prefeito Átila Câmara, de Maranguape, que se filiou ao PSD, com outras lideranças daquele município. Entre os ex-prefeitos, os de Tianguá, Tejuçuoca, São João do Jaguaribe e Ereré. Dezenas de vereadores também prestigiaram a festa, dentre outros, os de Fortaleza (Joaquim Rocha, Mairton e Paulo Diógenes).

Mudanças
A prefeita Patrícia Aguiar, do nosso querido Tauá, passou a presidência do PSD ao filho Domingos Neto que a entregou a direção do PMB/Ceará, sob efusivos aplausos. O ministro Kassab disse que as lideranças de Tauá, referindo-se a Patrícia e Domingos Neto orgulham o Estado e o País. “Em sua terra, a prefeita Patrícia faz uma administração bem avaliada e reconhecida no Brasil”, disse o ministro Kassab ao responder indagação de nossa reportagem. Agora, PSD e PMB vão pra estrada. A expectativa é juntos eleger um mínimo de 40 prefeitos e dezenas de vereadores nas eleições municipais de 02 de outubro vindouro. Outros detalhes da festa e consolidação do bloco PSD/PMB na Assembleia e para a política cearense, no sistema antoniovianaonline (www.avol.com.br), na rede Facebook e Rádio Cidade AM 860 (no Política Especial).

1 – Entre os padrinhos do recente casamento de Lívia Feitosa e o deputado federal Domingos Neto (unindo duas das mais tradicionais famílias do Ceará – os Feitosa e os Aguiar), gente das três esferas de poder, com destaque para ministros do STF, STJ. 2 – Sim, entraram com suas esposas na Igreja do Cristo Rei, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal e Napoleão Nunes Mais, do Superior Tribunal de Justiça. 3 – Na lista de padrinhos também constaram o governador Camilo Santana e a primeira-dama Onélia Leite; o ex-governador Cid Gomes e a ex-primeira-dama Maria Célia (cada dia mais linda). 4 – Domingos Neto é filho de Patrícia Aguiar, e de Domingos Filho, que foi presidente da Assembleia, vice-Governador do Estado e atualmente é conselheiro do TCM (todo mundo já sabia?). E a bela noiva? Filha de Márcia Feitosa, portanto, neta de Doninha Feitosa e do saudoso empresário Carlos Lima (maior empresário do transporte coletivo do Ceará, em todos os tempos).

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img