27.1 C
Fortaleza

Brasil – o que dá pra “consertar”

 

O Brasil, um dos países de maiores potencialidades em todos os setores, enfrenta, hoje, um amontoado de problemas enfrentados por poucos países do Ocidente. Em ritmo que pegou de surpresa a maioria dos brasileiros e estrangeiros, vivemos, hoje, tudo de ruim e de indesejável para um país de povo bom e ordeiro.

Como se fora um ataque de múltiplos males a um organismo fragilizado, achamo-nos mergulhados na recessão, inflação, PIB em declínio e produtividade fragilizada, sem se falar no “fundo de poço” moral e ético de grande parte das nossas lideranças. Sobre essa onda negativa, o professor, cientista social, cientista político, e ex-deputado mineiro Paulo Delgado, um dos fundadores do PT, está entre os que não vislumbram uma instantânea das condições do Brasil para melhor, mas que ainda enxergam algum raio de luz no fim do túnel do momento nacional. Sem oferecer receitas prodigiosas, ele dá algumas sugestões, bem simples, que poderiam ser um bom começo para tirar a Nação do atoleiro do momento, sem reformas profundas e impactantes.

Para ele, por exemplo, não há necessidade de mais do que dois senadores para cada estado, ficando o Senado com 54 membros. “O terceiro senador – diz ele – é obra dos governos militares”. Na sua visão, seria ideal um máximo de oito deputados federais e um mínimo de três para cada estado, pois a Câmara não necessita mais de 100 deputados. Essas mudanças funcionariam melhor, se a com a extinção de muitos dos atuais partidos. “Não pode funcionar um sistema partidário onde se criam partidos como quem abre botecos”, afirma Delgado. E por fim, um conselho, surpreendente, para um político de esquerda: “O Brasil precisa perder o medo do capitalismo democrático, onde empregados, em vez de inimigos dos patrões, ajudam-nos a progredir, para o bem deles próprios”.

Indefesos Por entender que, diante da ação da bandidagem as áreas de risco deixam dezenas milhares de pessoas indefesas, o deputado Tomaz Holanda (PPS) propôs a utilização de ônibus adaptados, com celas para presos, motos de patrulhamento e apoio das viaturas da Ronda do Quarteirão apontadas pela SSPDS.

Mulher O presidente da AL, José Albuquerque, ao destacar ontem a simbologia e a importância do Dia Internacional da Mulher, prestou especial homenagem às nove deputadas com assento na casa.
Caso Ciro Sobre as declarações do ex-ministro Ciro Gomes sobre milícias na PM, o presidente disse que iria se inteirar sobre o assunto, e que dia 19 tem reunião da mesa sobre o funcionamento desse Poder.
A respeito… de referência a respeito de “conexão das milícias da PM na AL”, o deputado Capitão Wagner vai propor ao governador Camilo reunião com órgãos da segurança para apurar o procedimento de Ciro.
Aperfeiçoando Segundo o presidente do TCM, Chico Aguiar, a entidade empenha-se na concretização de projeto da maior urgência: a implantação de ouvidorias municipais em cidades estratégicas do Estado.

Dinâmica Amanhã, no Clube da Caixa, Messejana, o PSB realiza o seu I Encontro Estadual, com a participação do vice-governador de São Paulo, Carlos Siqueira, presidente nacional do partido.
Dada a importância… do evento socialista, que tem o deputado Heitor entre os favoritos para a PMF, estará presente também o governador de Pernambuco, Paulo Câmara e representação da Juventude Socialista daquele estado.

Irresponsabilidade Para o ex-governador petista do RS, Tarso Genro, é, “no mínimo irresponsabilidade” tentar levar o povo às ruas confiando na UNE, MST e CUT, hoje sem o respeito das massas.
Como é isso? O advogado do empresário Bumlai vai levar o ex-presidente Lula a depor em favor dele, logo agora, quando o “amigão” negocia com os procuradores da Lava Jato a denúncia premiada…
Segundo o… senador Delcídio, o presidente Lula teria chegado a oferecer R$ 220 milhões “pelo silêncio” do ex-tesoureiro Marco Valério que, por sinal, luta pela delação premiada à Lava Jato.

Explosiva O presidente da Odebrecht, Marcelo, estaria combinando com Leo Pinheiro, da OAS, colaborar com os procuradores do MP. Seriam delações explosivas, mas salvariam suas empresas.
Defesa O Ceará, um dos poucos estados adimplentes, diz o secretário Mauro Filho (Sefaz), merece receber do Banco Mundial, BID e BNDES o mesmo prometido aos estados ricos.

“Para ser um bom político ou um bom gestor, não é preciso ser santo; basta ser honesto”. Santo Inácio de Loyola (1491-1556), fundador da Companhia de Jesus.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img