27.1 C
Fortaleza

Professores em greve têm apoio de pré-candidato

Verdade. O presidente da Câmara Municipal de Caucaia, vereador Sílvio Nascimento, esteve semana passada, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, prestando o seu apoio e solidariedade aos professores que se encontram em estado de greve, desde o dia 23 de fevereiro deste ano, na luta por seus direitos básicos junto à Prefeitura local. Mesmo com muitas crianças sendo prejudicadas, tendo em vista a suspensão das aulas, lamentou o presidente Sílvio Nascimento que o prefeito Washington Gois ainda não tenha se sensibilizado para abrir o diálogo, a conversação com a categoria dos professores, visando resolver a situação. Para o presidente da Câmara Municipal de Caucaia, Sílvio Nascimento (foto), “o atual momento é de união. Vamos intensificar a busca pelo diálogo das partes, via Câmara Municipal, a fim de solucionar esse impasse, para o bem dos mestres, dos pais e alunos que estão sendo prejudicados com essa situação”.

Entenda o caso
Em busca de um reajuste de 11,36%, conforme a Lei do Piso do Magistério, os professores da rede municipal do ensino em Caucaia estão em estado de greve. Os “grevistas” reivindicam melhores salários. A paralisação no dia 23 levou às ruas de Caucaia cerca de dois mil profissionais da educação e contou com alguns apoiamentos pontuais. Naquele dia, o próprio presidente da Câmara, Sílvio Nascimento, já na condição de pré-candidato a prefeito do município foi um dos primeiros líderes da política caucaiense a manifestar apoio aos professores. Semana passada, precisamente na terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o pré-candidato voltou a conversar com a categoria e mostra-se disposto a servir, igualmente de interlocutor junto à administração municipal, para tentar resolver o impasse.

Campanha
Destaque-se, por outro lado, que a Câmara Municipal de Caucaia vem ocupando outros importantes espaços na discussão não apenas dos problemas que afetam a população, onde os vereadores de uma maneira geral, são os legítimos representantes do povo e ele entre o Legislativo e o Executivo municipal, mas, no debate de outros temas, igualmente, de interesse da comunidade, Nessa linha, informa o próprio presidente Sílvio Nascimento, a Câmara Municipal de Caucaia realizou Audiência Pública, semana passada, no auditório do convento das Irmãs Cordimarianas, para debater o tema e lema da Campanha da Fraternidade de 2016: “Casa comum, nossa responsabilidade”. A iniciativa, segundo Sílvio Nascimento, busca chamar a atenção para a questão do direito ao saneamento básico para todas as pessoas. A Campanha é realizada todos os anos na época da Quaresma, a cargo da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e desempenha uma importante tarefa social, promovendo uma discussão entre Igreja e sociedade.

Augustinho
Durante a presença da Câmara Municipal de Caucaia, no conhecido convento, em Caucaia, o presidente Sílvio Nascimento, fez questão de ressaltar a importância do requerimento do vereador Augustinho Ferreira, que oportunizou o debate. O vereador Augustinho, na mesma linha de raciocínio já mencionada pelo Presidente Sílvio, disse que “a campanha é importante, pois, foca o saneamento básico, desenvolvimento, a saúde integral e a qualidade de vida da população”.

Eleições 2016
A chamada janela aberta para os que detêm mandato eletivo e queiram mudar de partido sem serem molestados (com a possibilidade de vir a perder o mandato), termina na próxima sexta-feira, 18. Até lá, ainda são previstas muitas mudanças de políticos que ainda estão em seus partidos, pelos quais foram eleitos, mas, que pretendem disputar as eleições de outubro vindouro por uma nova sigla. Em Caucaia, aguarda-se a mudança do presidente da Câmara, Sílvio Nascimento, do seu atual partido para o PSB, com a chancela do presidente estadual, deputado Danilo Forte, de que ele será o candidato do partido nas eleições deste ano.

Outras decisões
Já foram concretizadas, dentre outras, as seguintes mudanças partidárias, com vistas às eleições de 2016 e 2018. Por exemplo, os irmãos Ciro e Cid Gomes, deixaram o PROS e se filiaram ao PDT. Seguiram o mesmo caminho, os deputados federais Leônidas Cristino, Vicente Arruda, Antonio Balhmann e Ariosto Holanda.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img