27.1 C
Fortaleza

A encruzilhada de Dilma

Em 1919, após grande vitória, o presidente eleito, Rodrigues Alves, nem chegou a tomar posse, fulminado pela letal influenza, a gripe espanhola. Em 1930, o então presidente Washington Luís foi apeado do Poder pelo poderoso grupo do gaúcho Getúlio Vargas e seus tenentes. Em 1954, pressionado de forma irresistível, e com seu governo mergulhado num “mar de lama”, (segundo o seu arquirrival Carlos Lacerda), o presidente Getúlio Vargas, já quase deposto, deu fim à própria vida. Em 1964, quando se achava em meio a uma visita à China de Mao Tse Tung, o vice-presidente João Goulart – Jango teve que retornar às pressas para assumir a presidência, depois que o presidente Jânio, em meio a mais um “pileque”, abandonara o Poder. Não deu certo, e veio um movimento militar, que minou a democracia e a liberdade do País por mais de duas décadas. Em 1985, quando se preparava para governar, o presidente eleito Tancredo Neves foi tolhido por uma tal diverticulite, até hoje não esclarecida. Em 1992, depois de dois anos de mancadas desastrosas, o presidente Collor foi defenestrado. Hoje, a chefe do Poder do País, Dilma, se acha em meio a uma das piores crises econômicas, políticas e morais da nossa História. Sexta-feira, numa coletiva por ela convocada, e sem ser perguntada, ela jurou que não vai renunciar. Ora, Presidente, só uma minoria desejaria essa sua atitude. Na verdade, o que todo o País cobra, é que, na condição de condutora máxima, a senhora tenha pulso e moral para debelar esse clima de temor que assola o País. Mas, é preciso atentar para um detalhe: ela deve esquecer essa de salvar o seu governo, “escorada” no ex-presidente Lula. Ele é “escora” feita de “madeira bichada”, fruto da sua paternidade leniente, e do excesso de “bondade” dos seus amigos.

Golpe é isto! O advogado e professor de Direito da UFC, Cândido Albuquerque, adverte para um caso grave, se ocorrer: caso seja entregue ao ex-presidente Lula a Casa Civil, ou qualquer outro ministério, aí sim, estará caracterizado um golpe, de que o PT acusa os seus adversários.

Diz ainda… Albuquerque que, embora haja alguns exageros jurídicos, o ex-presidente perdeu a liturgia do cargo que exerceu, abusando do deboche com os muitos processos que tem sido alvo.

Grande nome A bela e competente secretária do Desenvolvimento, Nicolle Barbosa, será um dos grandes nomes para a AL-18. Só que, dessa vez, pelo PSC, e com o apoio do governador Camilo.

Desse modo… além de outros desdobramentos, a troca de sigla de Nicolle, que deixa o SD, abrirá mais possibilidades para uma reeleição mais tranquila para o grande deputado Fernando Hugo.

Posição O PSB, que tem candidato competitivo em Fortaleza – Heitor Férrer – não pretende abrir mão de um propósito no interior: é oposição ao Governo no País e no Estado.

Em Carta à Nação… sobre a crise política e ética do Brasil, a CNBB afirma que, além da participação da sociedade e dos líderes do bem, grande parte de uma mudança será do Congresso Nacional.

Culpa deles Na visão do deputado Danilo Forte, fica difícil o País retornar à normalidade com a qualidade do parlamento que aí está, e cuja eleição é de total responsabilidade de quem o elegeu.

Tem sido… grande o empenho do presidente regional do PDT, André Figueiredo, tendo em vista o apoio do PT à reeleição do prefeito RC, mas com extensão a dezenas de outros municípios.

Desgaste Depois da convenção do PMDB, com todos os pronunciamentos pelo desligamento do Governo, ficou claro que, quanto mais o partido permanecer Ao lado do PT, mais se desgasta.

A propósito… do desembarque do PMDB do Governo, este só não foi firmado logo na convenção porque o presidente reeleito, Michel Temer, freou os anti-Dilma. Ficou pra depois. E para já.

Cabo… eleitoral de luxo, o senador Eunício foi fundamental para a reeleição do vice- presidente Temer para o comando nacional do partido, e permanece na tesouraria do partido.

Para o “boquirroto”… Ciro Gomes, o povo “foi chamado às ruas por corruptos notórios”. Pode até ser, Senhor Ciro, mas entre os que fizeram esse convite, estão alguns dos homens mais honestos do País.

“Há uma porta de saída para políticos corruptos, para políticos corruptos e para corruptos da Igreja. Mas, desde que devolvam quatro vezes o que roubaram”. Papa Francisco.

Mais informações de Fernando Maia:
e-mail: [email protected]

blogdofernandomaia.zip.net

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img