27.1 C
Fortaleza

Olha o “cavalo-de-pau!”

Ainda sob o ecoar das palavras de ordem e entoações do Hino Nacional, nas manifestações que cobriram o País, economistas chamam a atenção para um novo e desastroso passo do PT. No dia 26 de fevereiro, a Agência PT publicava o “Programa Nacional de Emergência”, elaborado para a reunião do diretório nacional, no dia anterior à festa do 36º aniversário do partido. No referido documento, o PT apresenta 22 propostas, visando a novos rumos à desarrumada economia nacional. Seria de esperar que alguma coisa sensata viesse a ser idealizada por aquela sigla, pois há pressa em se conter o ritmo com que a economia afunda. O ex-presidente Lula alarma: “O Governo tem até junho para mostrar sinais de recuperação da economia”. “Ferroados” por esse sinal, os responsáveis pelo tal “programa” mostram sugestões através das quais a economia daria uma rápida guinada de 180 graus, através de medidas tipo: reajuste da Bolsa-Família, redução drástica das taxas de juro, aumento dos gastos públicos e utilização das reservas internacionais para financiar obras públicas, e outras “pérolas”. Para especialistas, que acompanham os volteios da economia internacional, essas medidas funcionariam, mas se estivéssemos num momento de investimentos, disponibilidade de mão de obra, produtividade e confiança, fatores destroçados pelos governos do PT. Ações dessa natureza têm fracassado na América Latina. Para o ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, o PT propõe um “cavalo-de-pau” como se a economia fosse um “carango”, quando economias só mudam de rumo com a velocidade de um transatlântico, ou seja, leva muito tempo. E, se forçar, as máquinas explodem, ou esse irá de encontro com rochas ou icebergs e será o caos, o naufrágio.

Prestígio é isso! Enquanto os manifestantes de domingo abominavam os políticos. No Ceará, o senador Tasso Jereissati mostrou o contrário, virando uma atração no Aterro da Praia de Iracema, aplaudido e alvo de tietagens, tendo que posar em fotos e “selfies”. Uma quase nacional exceção.

A quem pediu… o seu ponto de vista sobre o momento, Tasso foi direto, ao afirmar que “o governo do PT acabou faz tempo, Dilma não tem capacidade para fazer mais nada, e o País está à deriva”.

Valeu O esforço da Fiec e demais federações do Ceará, no sentido da redução dos juros para empréstimos junto ao FNE pelas empresas do NE, aprovada dia 11, pelo Congresso.

O governador…Camilo não terá folga na Semana Santa, quando estará na Espanha, na luta para atrair investidores para o Ceará, e conhecendo a Escola de Pesca da Galícia, modelo mundial.

Liquidação Quando o senador José Pimentel (PT) assegura que “o PT verdadeiro está novamente unido”. Ou seja, o parlamentar faz referência a um ex-grande partido, hoje em liquidação…

Posição Para o presidente em exercício do PMDB-CE, Gaudencio Lucena, “a grandiosidade das manifestações nacionais selaram, em definitivo o “impeachment” da presidente Dilma”.

Vai além Lucena…ao afirmar que “deputados e senadores do Ceará não ousarão marchar em direção oposta ao desejo do povo, exceto petistas de carteirinha e apoiadores que sucumbirão juntos”.

Na visão… do deputado Danilo Forte, presidente do PSB-CE, “o renascimento do Brasil virou realidade, quando a sociedade foi às ruas para dizer o que aceita e o que não mais aceita”.

Sinal Para o sociólogo Pedro Albuquerque, um dos mais notórios esquerdistas do Ceará, o maior sinal de separação entre uma sociedade e um governo, é quando a classe média vai às ruas.

Virada A juíza Priscila de Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo (SP), a quem cabia aceitar ou não acusações do MPSP ao ex-presidente Lula, jogou o “bode” para a Lava Jato.

E agora? Diante de mais essa reviravolta, acontecerá tudo o que Lula não queria: ficar face a face com o juiz Moro. Vamos ver se ele fará as mesmas gaiatices que fez perante os delegados da PF…

“O mundo é um lugar perigoso para se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa dos que observam e deixam o mal acontecer”. Alberto Einstein (1879-1955) cientista e humanista alemão.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img