26.1 C
Fortaleza

Turismo prejudicado

O setor turístico do Planalto da Ibiapaba e municípios do entorno, incluindo a cadeia hoteleira, restaurantes e similares, comércio de artesanato, etc, está sofrendo grandes perdas, tendo em vista a desativação do sistema teleférico da Gruta de Ubajara, no município do mesmo nome. Embora a Secretaria do Turismo insista em afirmar que não há queda na movimentação turística da região, os 10 meses em que aquele equipamento está paralisado à falta de uma manutenção mais séria, foram marcados por prejuízos, justo quando o setor mais deveria estar rendendo para compensar a crise econômica generalizada. Exemplo digno registro foi o que ocorreu em setembro do ano passado, quando, por ocasião da XXXVI Convenção Estadual do Comércio Lojista, no Castelo Clube, de Ubajara, com a participação de 1.600 lojistas, a grande decepção foi a falta do bondinho, atração máxima por eles aguardada. Como registro histórico, vale lembrar que aquele sistema é o fruto de uma verdadeira “guerra” travada entre o governador César Cals e a cerrada oposição do MDB na AL, para quem o projeto era um caso de megalomania.

Concretizado o projeto, e inaugurado aquele notável avanço, o turismo regional, até ali insípido e praticamente inexistente passou a ser uma realidade. O complexo foi montado pela Agudio, empresa italiana mundialmente especializada, e que deveria ficar responsável pela manutenção. Isso, entretanto, não foi feito. Naquela época, o teleférico era responsabilidade do extinto Consórcio Rodoviário. Agora, os empresários do turismo esperam pela ação de mais de uma dúzia de deputados estaduais e federais que devem suas eleições aos votos daquela região.

Boicote Ao afirmar que o setor industrial foi um dos mais duramente atingidos pela crise gerada pelo Governo, agravado com atos da presidente Dilma, o presidente da Fiec, Beto Studart, defende uma reação dura e imediata do setor, incluindo até o boicote ao pagamento de impostos.

Tá forte… o PP do Ceará que, ameaçado de ficar com apenas um deputado na AL, vai ficar com uma das maiores bancadas (cinco) graças ao trabalho do ex-deputado Padre Zé, presidente regional.
Por conta… desse talento agregador, o Padre Zé levou para o PP os deputados Fernando Hugo (SD), Lucílvio Girão (SD), Leonardo Pinheiro (PSDB) e Bruno Pedrosa (PSC).
Decepcionante… para o Ceará a participação na comissão especial do “impeachment”, aprovada ontem. De 22 deputados, apenas o deputado Danilo Forte (PSB) como titular e mais quatro suplentes.

Chance perdida
Para o deputado Carlos Matos (PSDB), a presidente Dilma perdeu a última chance para se comportar como governante, “ao optar por salvar um amigo, em vez de salvar o País”.
Até petistas… mais sensatos do Ceará, classificam como desastroso o ex-presidente Lula, em sua revolta, classificar como “covardes”, não só o Senado e a Câmara, como o próprio STF.
Clima quente Por conta do clima político “quente” de Sobral, o presidente do PMDB, senador Eunício, decidiu transferir para hoje, em Fortaleza, na sede do partido, o ato de filiações.

Um dos motivos… segundo se informa, teria sido o apedrejamento da sede do PMDB, quando o partido preparava grande festa para a filiação do deputado Moses Rodrigues e outros políticos.
Indignação As ações do correto juiz Sergio Moro, atraem o ódio de petistas em geral. Para o senador Pimentel (CE), ele “não passa de um juizinho de 1ª. Instância pensando ser o dono do mundo”…
Para o deputado… Fernando Hugo (PP), o resultado das ligações telefônicas de Lula equivale ao Watergate, que “ferrou” Nixon, presidente nos EUA. “Agora temos o nosso Lulagate”, diz ele.
Salvando dois O presidente do PMDB-CE, senador Eunício Oliveira, salvou, “pelo gongo”, dois deputados que já tinham um pé fora do partido: Walter Cavalcante e Doutora Silvana.
No caso… da deputada, ela, mesmo afirmando que era sua intenção ingressar no PP, mas que só aceitaria se fosse para fazer parte do Governo, e não para ficar apenas como figurante.

“O maior erro do ex-presidente Luís Inácio da Silva foi entregar a sua sucessão a Dilma Rousseff, em vez de prestigiar o governador Eduardo Campos (PSB-PE) competente e confiável”. Desembargador Edgar Carlos de Amorim.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img