27.1 C
Fortaleza

Fauna: primeiro inventário estadual do Brasil será lançado hoje no Ceará

O Ceará passa a ter hoje o primeiro portal online com informações de todas as espécies de vertebrados documentadas em um estado brasileiro. O inventário estadual de fauna, coordenado pelo professor Hugo Fernandes, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e produzido por um grupo de pesquisadores, será lançado na tarde de hoje, no canal da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) no YouTube, a partir das 14 horas.

O levantamento catalogou cerca de 1.300 representantes de mamíferos marinhos e continentais, aves, répteis, anfíbios e peixes de água doce e marinhos do Ceará. Resultado de trabalhos de campo, coleções e publicações científicas, o projeto é aberto ao público e ficará disponível no site da Sema. O inventário será atualizado pelos pesquisadores envolvidos sempre que novas espécies forem registradas. Estão previstas, para as próximas fases, a introdução dos grupos de invertebrados e da flora cearense.

“O inventário é um marco histórico não só para o Ceará, mas para todo o país. São poucos os estados que possuem informações básicas sobre sua biodiversidade de forma compilada e acessível. Isso não só fomenta pesquisas mais complexas como fornece novos instrumentos para análises e fiscalizações ambientais e promoção de políticas públicas para o meio ambiente”, afirmou Hugo Fernandes.

A iniciativa dos pesquisadores, contam eles, é a primeira etapa para um projeto maior: o livro vermelho, contendo a lista da fauna ameaçada de extinção no Ceará. Já em elaboração, o documento com o compilado de informações sobre animais em risco de extinção deve ser lançado até 2022.

O inventário é ligado ao Programa Cientista-Chefe de Meio Ambiente. O modelo internacional de gestão pública visa a união da área ao meio acadêmico, pela seleção de pesquisadores para atuar diretamente nas secretarias ou órgãos do Governo do Estado do Ceará.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img