26.1 C
Fortaleza

Literaturas sobre o tema

FALTAVA VOCÊ
Julieta Breternitz

Um jeito descomplicado de contar a seu filho como ele chegou até vocês. Vocês queriam tanto um filho, mas ele não vinha. Então foram buscá-lo, e ele está aí, amado, muito amado. E agora chegou a hora de contar-lhe que ele não nasceu na barriga da mamãe, mas no coração de vocês dois. Este livro foi escrito para que vocês possam lê-lo para esse filho do coração. Seu estilo simples e claro e a técnica de narrativa direta, que não deixa brechas para traumas ou dramas, são ideais para o entendimento de uma criança pequena. Através de desenhos alegres e da voz carinhosa do pai ou da mãe, a criança irá se familiarizando com sua própria história. Enquanto ela não puder lê-la sozinha, vocês a lerão para ela, acrescentando nomes e detalhes que só vocês conhecem.

MANUAL DO PAI ADOTIVO
Sávio Bittencourt

Este livrinho foi escrito a partir da experiência dos Grupos Reflexivos de Pretendentes a Adoção, realizados no Quintal da Casa de Ana, por ocasião do desenvolvimento do Projeto Um Lar para Todos. Este projeto foi patrocinado pela Petrobras que, através de uma política transparente de responsabilidade social, escolheu em um concurso público oferecer este apoio. Como resultado deste trabalho, todas as crianças institucionalizadas em Niterói foram entrevistadas por psicólogas e assistentes sociais, bem como suas famílias biológicas, para se levantar as razões do afastamento delas do seio familiar e tentar sua reintegração ou colocação em família substituta por adoção. Dentro desse projeto foram realizados também dois grupos reflexivos para pretendentes à adoção, para prepará-los para adoções emocionalmente sadias e compartilhar experiências. As mais significativas estão aqui, de forma resumida e apresentadas a partir das concepções do autor. Aqueles que quiserem contribuir para o debate sobre a adoção, conhecer os detalhes do Projeto Um Lar para Todos, fruto da parceria QUINTAL/PETROBRAS, solicitar informações e bibliografia ou contato com o autor podem fazê-lo pelo site www.quintaldeana.org.br ou pelo telefone 21-2622-6968.

ADOÇÃO – ORIGEM,
SEGREDO, REVELAÇÃO
Luiz Schettini Filho

“Para amar o filho, não é preciso conhecê-lo, no sentido de esquadrinhar sua personalidade ou mapear seu caráter. Amamos, porque estabeleceu-se desde o início o desejo• e a disponibilidade de tê-lo (não importa a forma) e querê-lo incondicionalmente”. “Todos os filhos são biológicos e todos os filhos são adotivos. Biológicos, porque: essa é a única maneira de existirmos concreta e objetivamente; adotivos, porque é a única forma de sermos verdadeiramente filhos”. “A experiência nos ensina que o que não é anunciado, com certeza, será denunciado”. “O silêncio, sob a capa da preservação, deixa um halo de vulnerabilidade que propicia insegurança, desconfiança e desilusão. Nas relações interpessoais, não temos o direito de silenciar sobre as coisas que dizem respeito à vida das pessoas com quem nos envolvemos”. “A verdade não machuca quando vem acondicionada no afeto.

A NOVA LEI
DA ADOÇÃO
Sávio Bittencourt

“Certas relações humanas permeiam a séculos as diversas sociedades, mas, a despeito dessa antiguidade, muitas delas, ainda hoje reluzindo o universo dos grupos sociais, continuam a mercê de juízos contagiados por certa dose de preconceito, ou desinteresse, ou, ainda, desinformação. Entre elas está a adoção. (…) Na obra ‘A Nova Lei de Adoção: Do Abandono a Garantia do Direito à Convivência Familiar e Comunitária’, o autor analisa, em pontões entremeados de conhecimento e, em longos trechos, de sensibilidade poética, vários aspectos de ordem jurídica e social introduzidos pela recente Lei no 12.010, de 03.08.2009, que, além de dispor sobre o instituto da adoção em si, produziu alterações em vários diplomas legais, entre eles o Estatuto da Criança e do Adolescente Lei no 8.069, de 13.07.90”. José dos Santos Carvalho Filho.

CARTILHA DA ADOÇÃO
Sávio Bittencourt

Terceira edição Mês de março/2008. Texto de Sávio Bittencourt. Diagramação: Felipe Fernandes e Wanderson dos Anjos. Ilustrações e projeto gráfico: Maurício Blackman e Roberto Tadeu (alunos do curso de Artes Visuais da Associação Pestalozzi de Niterói – ESFHA). Diretor de arte: Marcelo Ghizi.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img