28.5 C
Fortaleza

Presidente do TJCE participará de seminário

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, participará, amanhã, da abertura do seminário “Adoção, a Única Opção”, iniciativa promovida pelo jornal O Estado, com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, Assembleia Legislativa, OAB-Ceará dentre outras instituições e empresas privadas. O objetivo é trocar conhecimento sobre o processo de adoção no Brasil, medidas protetivas e responsabilidade parental. Pela manhã, às 9h, ocorrerá a palestra “Direito à Família”, ministrada pelo procurador de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Sávio Bittencourt. Na sequência, a advogada e presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, Bárbara Toledo, falará sobre “Uma experiência em prol da convivência familiar e comunitária: Quintal de Ana e os grupos de apoio à adoção”.

No período da tarde, às 13h30, a psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Eliana Bayer, ministrará a palestra “A busca ativa de adotantes como estratégia para a garantia do direito à convivência familiar e comunitária”. Em seguida, o defensor público do Núcleo de Atendimento da Defensoria da Infância e Juventude, Tibério Melo, abordará o tema “O papel da Defensoria Pública na proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”.

O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, José Antônio Daltoé Cezar, fará o encerramento às 16h30, com a temática “A celeridade nas ações de destituição de poder familiar: o princípio da duração razoável do processo e o melhor interesse da criança”. O magistrado foi responsável pela criação do primeiro Cadastro Eletrônico para Adoções e Abrigagens no Brasil.

INSCRIÇÕES

Ao todo, serão ofertadas 300 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio dos sites www.oestadoce.com.br, www.priscilaeventos.com.br,www2.tjce.jus.br:8080/esmec e www.tjce.jus.br.

No dia do evento, será necessária a doação de uma lata de leite em pó ou 1 kg de alimento não perecível. Estudantes também podem participar. Outra opção é ligar para o número (85) 3401.5216.

O jornal O Estado vem discutindo a importância da adoção por meio de reportagens e cadernos especiais veiculados em suas páginas. As matérias vêm chamando a atenção da sociedade e do poder público para essa questão, de modo a atrair mais cidadãos e parceiros para a propagação da adoção no Ceará.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img