26.1 C
Fortaleza

Dia Mundial do Rock: histórias transformadas pelo gênero musical

Entusiastas da batida falam da importância da data comemorativa e de como rock influencia e modifica de forma positiva suas vidas

Por Welisson Castro

Hard Rock Café localizado no Shopping Riomar é um dos vários locais que o público cearense pode ouvir clássicos do Rock / Foto: Welisson Castro / O Estado   

Sendo um dos filhos do blues americano, o rock é um gênero musical que vem marcando diversas gerações ao longo das décadas através de artistas de diferentes línguas e culturas. A batida é celebrada neste sábado (13), com Dia Mundial do Rock.

Foi nesse contexto que, no ano de 1985, durante o festival Live Aid no estádio de Wembley em Londres, o dia 13 de julho foi escolhido como a data para comemorar mundialmente o rock.

A celebração foi sugerida pelo cantor e baterista Phil Collins, que se apresentou no evento juntamente com outros artistas de renome como: Paul McCartney, David Bowie, U2, Elton John e entre outros.  

O principal objetivo do festival era o fim da fome na Etiópia, uma finalidade que fazia referência aos próprios primórdios do Rock, um gênero criado por afro-americanos em meio a um contexto de intenso preconceito e segregação racial.

Sendo mal visto inicialmente pela sociedade norte-americana, esse tipo de música se popularizou pelo mundo com o tempo, referenciado por filmes, livros e outras obras da cultura pop.    

BRASIL
No território brasileiro, o gênero ganhou a sua popularidade na década de 60, com a Jovem Guarda, mas chegou ao seu auge durante os anos 80 por bandas famosas como: Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii e outros. Seu sucesso levou muitos jovens a se tornarem entusiastas desse tipo de música, com muitos deles se tornando músicos profissionais após serem inspirados.   

Um deles foi o músico profissional Gê Sousa, que contou um pouco como o Rock entrou em sua vida e de que forma o gênero o inspirou na sua carreira atual como artista.

“A minha relação com o rock, ela começa comigo ainda criança, eu cresci em um meio muito eclético, sempre tive contato com todos os tipos de estilo musicais, mas, até a minha adolescência, escutava muito rock and roll por conta de um tio meu, Rafael Balbino, que era músico da orquestra do Sesi, ele sempre me mostrou muito”.

Balbino acrescenta que aprendeu a tocar por conta do rock. “Era fascinado, eu passava o dia inteiro, tipo de 7 horas da manhã até 10 horas da noite, com 15 anos, estudando músicas de rock. Minha vida mudou completamente depois disso.” 

Outro que comentou sobre a transformação que esse gênero gerou em sua vida foi o entusiasta do rock, Cleyton Kelvin, que ressaltou as experiências importantes que o rock gerou em sua jornada, além de comentar um pouco sobre a data marcante. 

“O rock não me trouxe apenas sensações, experiências e prazeres individuais, mas também coletivas. Através das minhas bandas favoritas, conheci diversos outros fãs e construímos relações autênticas que perduram até hoje. Isso me moldou – e molda – de uma maneira muito positiva, afinal, a música é uma grande comunicadora capaz de construir pontes”.

Para Kelvin, o Dia Mundial do Rock é “uma data forte, simbólica e importante por esse e outros motivos, mas também para reforçar a importância do rock nas nossas vidas. A música derruba as barreiras que as pessoas constroem”. 

ROCK EM FORTALEZA
Em comemoração à data, diferentes clubes de rock do território cearense costumam fazer homenagens a artistas de sucesso do gênero, possibilitando públicos de variadas idades escutar e descobrir bandas do passado e do presente. 

Em Fortaleza, um desses clubes de rock é o Bar Rock 80, na Parquelândia, que costuma trazer bandas covers cearenses que tocam clássicos internacionais e nacionais. Sendo um local totalmente voltado ao gênero, o local conta com a estética inteiramente focada em bandas e artistas que fizeram história no Rock Roll. 

Outro bar muito famoso na capital cearense é o Floresta Bar, na Aldeota, que já foi eleito o melhor bar da cidade em 2019 e 2022 e conta com shows especializados em bandas ou gêneros de rock específicos para diferentes entusiastas. 

Já o Hard Rock Café é uma rede com tema de rock que serve hambúrgueres e pratos americanos. A primeira unidade cearense foi aberta no ano passado no Riomar Fortaleza, onde conta com memorabilia de diferentes artistas clássicos, além de contar com bandas que tocam músicas originais e antigas do gênero.    

Serviço 

Bar Rock 80 

Onde:  Rua Raimundo Arruda, 54-A, Parquelândia

Quando: Quinta, karaokê, das 18 às 24 h

Sexta e sábado, das 20 às 02 h, música ao vivo

Hard Rock Café Fortaleza

Onde: Shopping Rio Mar Fortaleza. Piso E1

Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu

Quando: Todos os dias 

Floresta Bar

Onde: Av. Santos Dumont, 1788 / Aldeota, Fortaleza

Quando: Todos os dias durante a noite

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Casos de mpox se aproximam de 100 mil em todo o mundo, alerta OMS

Dados mostram que, apenas em junho, 934 casos foram confirmados laboratorialmente e quatro mortes foram reportadas em 26 países
spot_img