32 C°

terça-feira, 17 de maio de 2022.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Arte + Agenda

Aleksei Abib ministra oficina e aula aberta

terça-feira, 17 de julho 2018

O roteirista, script-doctor e diretor Aleksei Abib estará no Porto Iracema das Artes, entre os dias 23 e 27 de julho, para realizar duas atividades gratuitas. De segunda a sexta-feira, ele ministrará a oficina “O Argumento” e no dia 26, quinta-feira, fará a aula aberta “A engrenagem narrativa de Stranger Things”. Para a primeira atividade, estão sendo ofertadas 50 vagas e para a segunda a entrada é aberta a todos os interessados.

Oficina
Das 14h às 18h, entre os dias 23 a 27 de julho, o Porto recebe a oficina “O Argumento”, com o roteirista, script-doctor e diretor Aleksei Abib. Não haverá seleção prévia e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada no primeiro dia de aula, às 13h. Estão sendo oferecidas 50 vagas, de acordo com a lotação do espaço.

Tendo como inspiração os moldes dos Laboratórios realizados pelo Sundance Institut (Estados Unidos) e pelo Programa Ibermedia (Espanha), a oficina propõe que os participantes reconheçam e pratiquem os fundamentos do argumento audiovisual a partir de suas próprias experiências de vida. Durante uma semana, os participantes conhecerão e aplicarão as técnicas consagradas na criação audiovisual contemporânea, dando ênfase à construção e estruturação do argumento, além de outras criadas especialmente para a oficina.
A imersão em casos de estudo de sucesso e em conceitos teóricos fundamentais será feita com o suporte de textos específicos de cineastas, teóricos e escritores consagrados como Paul Auster, Jorge Furtado, Aristóteles, David Mamet, Christopher Vogler, Joseph Campbell, Paul Giulino, Blake Syder, entre outros.

Aula aberta
Às 19h do dia 26 de julho, no pátio do Porto Iracema das Artes, acontece a aula aberta “A engrenagem narrativa de Stranger Things”, também com Aleksei Abib. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. Em um mergulho vertical na engrenagem do roteiro do piloto e da temporada inicial da série televisiva “Stranger Things”, a técnica aplicada nas principais séries contemporâneas de Tv será desvendada passo a passo, com seus desdobramentos centrais: os múltiplos personagens, suas respectivas funções na série, a hierarquia dramática no piloto e na série, e a estrutura de cinco atos utilizada pela TV norte americana. Durante a aula, o episódio piloto de “Stranger Things” e os 15 minutos finais da primeira temporada da série serão exibidos.

Sobre a série
Stranger Things é uma série da televisão americana de ficção científica e terror criada, escrita, dirigida e produzida pelos irmãos Matt e Ross Duffer, sendo distribuída pela Netflix. Ambientada na década de 1980, é altamente tematizada pelos elementos culturais da época, com referências constantes às obras de diretores marcantes neste período, como Steven Spielberg, John Carpenter e Stephen King. Na trama, um garoto desaparece misteriosamente na pequena cidade de Hawkins, Indiana, e faz seus amigos partirem em sua busca, onde encontram, no caminho, segredos, forças sobrenaturais e uma estranha menina com poderes telecinéticos. Estrelam na série Winona Ryder, David Harbour, Finn Wolfhard, entre outros.

Sobre Aleksei
Roteirista, script-doctor e diretor. Entre seus principais trabalhos, assina os roteiros de “A Via Láctea” (46ª. Semaine Internationale de la Critique, Festival de Cinema de Cannes); do documentário “O Último Kwarup Branco” (Menção Honrosa no DOCSDF – Festival Internacional de Documentários da Cidade do México; e da novela “Água na Boca”, da Band. Em anos recentes, tornou-se um dos consultores de roteiro mais requisitados do país, tendo sido script-doctor de filmes como “Elena” (Pré–indicado ao OSCAR, 2015; Melhor Documentário, 35º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, Havana, 2013; “De Menor” (Melhor Filme, Festival do Rio, 2013; “Cine Construcción; Festival de San Sebastian e Biarritz); o blockbuster “Mais Forte que o Mundo”; “O Último Cine Drive-In “ (Prêmio da Critica, Festival de Gramado, 2015), a cinebiografia da escritora Zélia Gattai, “Zélia – Memórias de Amor”, 2017, e o telefilme “Amor ao Quadrado”, da Rede Globo, 2017.

Foi consultor nas edições de 2009 a 2013 do Laboratório de Roteiros do Sesc (antigo Sundance), analista de projetos no Programa Ibermedia, em Madrid, 2000, e instrutor de roteiros para a Rede Globo no programa “Profissão Repórter”, do jornalista Caco Barcellos. É um dos autores do livro “Profissão Repórter”, da Editora Planeta, em colaboração com a Rede Globo de Televisão. Atualmente é Coordenador do NETLAB 2018 e um dos professores convidados das oficinas de roteiro da EICTV, Escuela Internacional de San Antonio de los Baños, Havana, Cuba. Escreveu e dirigiu os premiados curtas “Brasil Maravilha” e “O Taxi de Escher”, exibidos em mais de quarenta países, e com seleção oficial nos festivais de Rotterdam (IFFR), Berlin (Interfilms), Miami (MsFF), Sydney (SFF), entre outros.

SERVIÇO
O quê: Oficina “O Argumento” com Aleksei Abib. Quando: 23 a 27 de julho, das 14h às 18h. Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema). Vagas: 50. Inscrições por ordem de chegada, a partir das 13h do primeiro dia de aula. Gratuito. O quê: “Aula aberta sobre série ‘Stranger Things’ com Aleksei Abib”. Quando: 26 de julho, às 19h. Onde: Pátio do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema). Gratuito.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com