32 C°

segunda-feira, 15 de agosto de 2022.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Arte + Agenda

Carlinha Fernandes é equilíbrio sempre

sexta-feira, 17 de abril 2015

Carla Fernandes, ou Carlinha como prefere ser chamada, é mãe, esposa, ciclista, administradora, empresária, social média e blogueira, necessariamente nesta mesma ordem. A descrição do blog “Equilíbrio Sempre” traduz a personalidade da multitarefa Carlinha, coloca em evidência suas prioridades e mostra como ela equilibra vida real e virtual.

Há sete anos, a blogueira iniciou o “Equilíbrio Sempre” (www.equilibriosempre.com) para falar sobre vida saudável e dar dicas de emagrecimento. Engajada nas redes sociais e com audiência cativa, Carlinha vislumbrou outros rumos, ampliando os assuntos discutidos no blog. “Fui muito feliz com o nome do blog. Equilíbrio sempre me deixa a vontade para falar sobre qualquer coisa. A pedido de leitores, passei a dar dicas de maquiagem, postar o look do dia, falar sobre maternidade, academia, moda e outros assuntos. E tem dado muito certo”, contou.

Com 8.874 seguidores no Instagram e quase 12 mil curtidas no Facebook, o Equilíbrio Sempre consegue dialogar com o público feminino interessado em temas que norteiam o dia a dia como administrar melhor o tempo, lidar com a maternidade, alimentação, etc. “Alguns homens também acompanham o blog, mas 90% dos meus leitores são mulheres. Elas buscam dicas para equilibrar o tempo, por exemplo. Muitas ideias de pautas surgem a partir de comentários e e-mails dos meus leitores”, explica Carlinha.

Em entrevista ao jornal O Estado, Carla Fernandes destaca que para escrever um blog de sucesso é preciso ter referencial e diferencial. A blogueira recomenda atualização constante e compromisso com os leitores. “Não pode começar um blog pensando no viés financeiro. É importante falar sobre um assunto que domine para oferecer o diferencial”, recomenda.

Há quanto tempo você escreve para o ambiente virtual? Além do blog Equilíbrio Sempre, você já teve experiência com outras mídias?

No blog, comecei há sete anos. Já fui convidada para participar de outros blogs e também para alguns programas de TV.

Atualmente, o blog trata de assuntos variados. Como você define o seu perfil editorial?

Trato o blog como um diário virtual. Procuro escrever como se estivesse conversando com minha amiga. É assim que gosto, algo fácil de ler, mais simples. Uso, inclusive, gírias para deixar o texto mais natural possível.

Você começou com a proposta de escrever sobre vida saudável e emagrecimento. Como você viu a necessidade de escrever sobre outros assuntos?

Fui muito feliz com o nome do blog. Equilíbrio sempre me deixa a vontade para falar sobre qualquer coisa. Comecei com a parte de emagrecimento, porém, o blog acabou pendendo para outros assuntos. A pedido de leitores, passei a dar dicas de maquiagem e postar o look do dia. Depois que o meu filho nasceu, comecei a dar dicas de mãe de primeira viagem. Também comecei a pedalar e aí passei a compartilhar informações sobre a prática. E tem dado muito certo, pois falo de qualquer coisa de uma forma equilibrada.

O blog, então, trata de muitos assuntos que fazem parte de sua realidade. Quem é o seu público? Ele se identifica com sua proposta?

Alguns homens acompanham o blog, mas 90% dos meus leitores são mulheres. São mães, mulheres casadas, solteiras, que buscam equilíbrio na vida, como administrar melhor o tempo, por exemplo.

Você é blogueira e engajada nas redes sociais. Como é o dia a dia de quem escreve para a internet?

Blogueiro para ter sucesso tem que seguir outros blogueiros, tem que estar nas redes sociais que estão na moda e atualizá-las sempre. Isso é complicado de administrar, porque tem muita rede social. Mas é importante, porque você compartilha os assuntos e coloca o link do seu blog.

Na descrição do seu blog, você diz que é “mãe, esposa, ciclista, administradora, empresária, social média e blogueira, necessariamente nesta mesma ordem”. Como encaixa o seu tempo online com outros afazeres?

Trabalho de segunda à sexta, de 8h às 18h. Isso complica a minha vida de blogueira. Geralmente, eventos de blogs acontecem durante o dia, no meio da semana. Então tenho que me ausentar do trabalho e compensar no fim de semana. Tenho sorte porque estou há 12 anos nessa empresa. Consigo me desdobrar por enquanto. Mas, quem tem horário flexível é bem melhor.

Como passo o dia trabalhando, procuro escrever a noite ou no final de semana. Tenho que administrar tudo, como o dia que vou escrever e atualizar o blog e o dia para responder aos comentários. Sempre respondo aos meus leitores. As vezes, deixo de atualizar o blog para responder aos leitores. Acho chato quando comento em algum blog e não recebo atenção. Por isso, priorizo os leitores.

E como é o feedback dos teus leitores?

É muito engraçado. As pessoas me veem na rua com a minha família, já chamam meu filho e meu marido pelo nome. No começo, tive receio de estar expondo demais, mas nunca teve nada negativo.  Me tratam com respeito e comentam assuntos que viram no blog. Eles dizem “sabe aquele vestido que você mostrou, eu comprei”. Sempre é legal. Os leitores, na verdade, são os donos do blog. São eles que me dão ideias para novas pautas. Às vezes, não tenho ideia para escrever, aí é só olhar os comentários ou e-mail, e sempre surgem pautas.

Para finalizar, qual o teu conselho para novos blogueiros?

Meu conselho é ter referencial. Tem muito blog hoje e acho que tem espaço para todo mundo. O importante é procurar um assunto que você domine, para você ter o diferencial. Falo sobre moda, maquiagem, alimentação saudável etc. Sou administradora, então é minha visão de administradora, mãe e esposa no blog. É importante cada um ter um diferencial. Também não deve começar procurando o viés financeiro. Vai com calma, aos poucos vão aparecendo coisas boas.

 Glossário

Social média. Responsável por cuidar das redes sociais de seus clientes, esse profissional desempenha um papel fundamental na construção da imagem online da marca. Com o crescimento de redes como Facebook, Twitter e Instagram, a função do Social Media tem se tornado mais específica, e as formações especializadas são cada vez mais valorizadas. Hoje, esse profissional já atende por diversos nomes: gestor de conteúdo, analista de métricas, planner digital, coordenador de mídias, atendimento, entre outros.

Instagram. É uma rede social de fotos para usuários de Android e iPhone. Basicamente se trata de um aplicativo gratuito que pode ser baixado e, a partir dele, é possível tirar fotos com o celular, aplicar efeitos nas imagens e compartilhar com seus amigos.  No Instagram, os usuários podem curtir e comentar nas suas fotos e há ainda o uso de hashtags (#) para que seja possível encontrar imagens relacionadas a um mesmo tema, mesmo que as pessoas que tiraram essas fotos não sejam suas amigas.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com