32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Arte + Agenda

Estudantes protagonizam espetáculo teatral na capital e no interior do estado

terça-feira, 18 de junho 2024

Em colaboração com estudantes cearenses da rede pública, a Cia Teatral Acontece estreia dois novos espetáculos. “Portas e Trajetórias” e “Conduta” entram em cartaz a partir desta segunda-feira (17), ambos protagonizados por alunos de São Gonçalo do Amarante. As apresentações são resultado do Curso de Iniciação Teatral Acontece – CITA, promovido pela companhia há mais de 20 anos, e ocorrem em Siupé, Pecém, Serrote, Croatá e Fortaleza. O projeto foi desenvolvido através do II Edital Escolas da Cultura, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult/CE.

O professor e coordenador da Cia Acontece, Felício da Silva, explica como o curso é desenvolvido junto aos alunos. “A construção das histórias apresentadas é feita em parceria com os estudantes, buscando inclusive aproveitar ao máximo os talentos e habilidades de cada um deles. O contato com teatro muitas vezes é zero, mas a ideia é tentar mostrar que essa é uma linguagem primitiva que precede todas as formas cênicas contemporâneas mais conhecidas”.

O estudante Pedro, de Serrote, já classifica a experiência como inesquecível. “O teatro foi e está sendo muito importante pra mim. Além de melhorar minha capacidade de aprendizagem, conheci movimentos culturais novos e pessoas que me fizeram bem. Nesse momento de reta final, o que fica é só a gratidão e parceria. Esses momentos estarão para sempre em minha memória”

Já para a jovem Juliana, de Siupé, o primeiro contato com o teatro transformou a forma de ver o mundo. “O curso teatral com certeza foi uma das melhores experiências que já vivi, aprendi a me soltar, ser menos tímida, entrar em ação em muitas coisas dentro e fora do teatro. É a primeira vez que estou vivendo isso e foi uma experiência encantadora para mim, vou guardar os ensinamentos que o teatro me deixou”

Durante a apresentação final, em Fortaleza, ocorre ainda o lançamento do livro “Fazendo História no Ceará – Curso de Iniciação Teatral Acontece e Outras Formações”, escrito pelo idealizador da Cia Teatral Acontece, Almeida Jr. A publicação resgata a história do teatro no Ceará através do curso de iniciação promovido pela Cia há 22 anos. “Nossos alunos e ex-alunos são protagonistas dessa história contando junto comigo as vivências experimentadas por eles nesses anos com depoimentos ricos e emocionantes”, conta o autor.

Espetáculo “Portas e Trajetórias”
Baseando-se na narrativa de uma turma de descendência rural que tenta encenar como seriam suas conquistas de trabalho na metrópole, os alunos expõem a completa miséria de uma existência governada por uma sequência monótona e constante. É perceptível suas desventuras, representando como seriam as vidas no trabalho, cuja convivência é afetada pelas jornadas em horários distintos, onde portas se abrem e fecham diante de seus sonhos.

Espetáculo “Conduta”
Alunos saem da sala de aula para enfrentar o desafio de apresentar um trabalho cênico criado junto à Cia de Teatro que surge com a proposta de circular nas cidades vizinhas e na capital. O resultado que está por vir é a culminância de um esforço individual e coletivo superando dificuldades estruturais, físicas e psicológicas.

Sobre a Cia Teatral Acontece
Fundada há 22 anos pelo artista Almeida Jr, o espaço surgiu a partir da inquietação de um menino tímido, na época contador, que mal conseguia finalizar uma cena nos primeiros cursos de teatro que fez. O amor pela arte falou mais alto e Almeida Jr. não só aprendeu como sentiu a necessidade de passar adiante o conhecimento. Atualmente a Cia Teatral Acontece realiza cursos em todo o Estado, e já possui três livros publicados: “Fazendo História no Ceará-Curso de Iniciação Teatral Acontece”, primeira edição publicada em 2017; “Princesas Empoeiradas no Mundo Real”, realizado em 2023; e ”Fazendo História no Ceará-Curso de Iniciação Teatral Acontece e outras Formações”, publicado este ano.

SERVIÇO
Espetáculos “Portas e Trajetórias” e “Conduta”
Agenda de apresentações:

17 de junho de 2024 em Croatá – EEF Porfirio de Araujo – às 15h30
18 de junho de 2024 no Pecém – EEF Euclides Pereira Gomes – às 15h30
19 de junho de 2024 em Siupé – EEF Dona Filomena Martins – às 15h30
20 de junho de 2024 em Serrote – EEF Ester de Pontes Barroso – às 15h30
21 de junho de 2024 em Fortaleza, no Teatro Dragão do Mar, às 18h

Entrada Gratuita

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com