32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Arte + Agenda

“Fortal da sua vida”: evento reúne mais de cinquenta atrações

quinta-feira, 11 de julho 2024

Há 31 anos, Fortal marca gerações e impulsiona economida do estado durante o mês de junho

“O Fortal impacta 54 setores da economia, hoje nós estamos com 90% de ocupação hoteleira na semana do evento”, ressalta Colombo Cialdini

Agora falta pouco para o Fortal. A cidade está cheia de turistas na contagem regressiva. São 52 atrações nos quatro dias de festa. O Fortal começa na quinta-feira 18 de julho e vai até domingo 21 de julho. A cidade do Fortal está nos últimos preparativos para receber o público. São 31 anos de história e este ano o lema é “O Fortal da sua Vida”. O Jornal O Estado conversou com o sócio-fundador do Fortal, Colombo Cialdini.

O ESTADO | Qual é o Fortal da sua Vida?
Colombo Cialdini | O Fortal da minha vida é me preparar para ir para a cidade Fortal com muito amor, paz no coração, com sentimento de fazer boas amizades e curtir essa musicalidade. Comemorar esse evento que é o evento mais importante para o Estado do Ceará para a cidade de Fortaleza, no formato indoor, é o maior do Brasil a sua trigésima primeira edição, né? E ininterrupto só parou para o período de pandemia com a questão de saúde pública, mas que tem números extremamente importantes, são dados do da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

O E. | E qual o impacto do evento na economia da cidade?
C. C. | O Fortal impacta em 54 setores da economia. Hoje nós estamos aí na casa de 90% de ocupação hoteleira, só disputa com o período do Réveillon, nós geramos em torno de 40 mil empregos diretos e indiretos. Segundo dados do Observatório do Turismo da Prefeitura Municipal de Fortaleza o Fortal representa 3% do PIB da cidade no período. O Ministério do Turismo anunciou em junho que o destino mais procurado para as férias de julho é Fortaleza. A ocupação mais alta na semana de 15 a 21 exatamente onde está encravado o Fortal, portanto isso nos deixa muito felizes, esse é o Fortal da minha vida, da sua vida, da vida dos cearense. Os turistas hoje representam 78% da festa, eles vêm dos quatro cantos do Brasil e do exterior.

O Fortal impacta 54 setores da economia, hoje nós estamos com 90% de ocupação hoteleira na semana do evento

O E. | Depois de 30 anos, deu para inventar novidade este ano?
C. C. | Sempre tem, primeiro esse mix musical, isso é uma coisa extremamente importante que agrada a todas as tribos a todos os ritmos, você tem do Axé à swingueira, você tem do Forró ao sertanejo, você tem do pagode ao eletrônico, ou seja, é quem você escolhe, o bloco de simpatia, a atração que você quer, seja no camarote Mucuripe, que é um camarote de alto serviço e padrão internacional ou Open bar, você escolhe os blocos dos seus artistas, se sai no corredor da folia, onde fica os camarotes corporativos ou também dependendo de o que queira ou deseja assistir você vai para o Palco Arena, onde temos três a quatro atrações por dia entre nacionais, locais e residentes.

O E. | Qual é a estrutura da Cidade do Fortal este ano?
C. C. | É uma mega estrutura onde cabem até 150 mil pessoas. São cinco grandes ambulatórios, praça de alimentação, banheiros químicos. E o mais importante também é que essa área inteira da cidade Fortal é totalmente iluminada. Temos que agradecer ao governo do estado do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Pois são 40 órgãos que estão envolvidos na realização da festa.

É uma mega estrutura onde cabem até 150 mil pessoas, essa área inteira da Cidade Fortal é totalmente iluminada.

O E. | Então para esclarecer quais são os pontos oficiais de venda no Fortal?
C. C. | As camisas na verdade, você adquire o voucher e só recebe lá no centro de eventos a partir do dia 15. Os pontos oficiais de venda são no Shopping Riomar Fortaleza, Shopping Riomar Kennedy, Shopping Maracanaú, North Shopping, Shopping Benfica e Shopping Parangaba. Então está distribuído horizontalmente nos quatro cantos da cidade e também na grande Fortaleza. E o mais importante, você pode fazer vários pacotes: vai fazer o pacote Divas que é Aline Rosa em primeira apresentação com bloco na quinta-feira, você tem Cláudia Leitte no Largadinho sexta e sábado e Ivete Sangalo, a Rainha de Fortal. Você também tem o pacote galera que é a Swingueira do Léo Santana no bloco do Gigante e o bloco Bagunça com Parangolé, você quer o Siriguella o bloco mais tradicional do Fortal (…) são tantas outras atrações, para todos os gostos, é só escolher o seu pacote.

O E. | Qual a orientação que você dá para quem vai para a Cidade Fortal?
C. C. | Olha, nós temos 10.000 vagas de automóveis. Então, importante se vai beber não dirija, se vai dirigir não beba e não há necessidade, nós temos uma linha de ônibus onde você estiver na grande Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Aquiraz vai para o terminal do Papicu, a cada cinco minutos, por uma área de embarque desembarque na cidade de Fortal sai a linha 24 horas. Tem uma área específica para os aplicativos, para as cooperativas de táxi, uma área enorme para aquelas turmas que usam as vans para os pais ficarem tranquilos. Então isso tudo foi minuciosamente preparado com muito profissionalismo e com muito amor.

O E. | O Fortal é alegria, mas também é solidário?
C. C. | O papel do empresário não é só pagar imposto, gerar emprego, é muito importante essa questão social e dividir o fardo com os poderes públicos. De seis anos para cá, nós temos alguns projetos em prática como Fortal Solidário e o Fortal Games, uma gincana onde cada bloco tem uma equipe para arrecadar as missões, alimentos não perecíveis. Isso vai ajudar as crianças do Instituto Peter Pan, do Iprede, para as pessoas nos leitos da Santa Casa de Misericórdia, os idosos do Lar Torres de Mello. Este ano nós fizemos uma parceria com o Sesc com prato na mesa para 11 entidades do SESC, junto com o grupo Paes Mendonça. Deixa a gente feliz, fazer sorrir quem não pode brincar, chegar aos irmãos mais carentes. Então é um evento que acontece há 31 anos e beneficia toda a cidade e o estado. Isso deixa a gente muito feliz.

Por Gabriela de Palhano

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com