32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Arte + Agenda

Morre aos 95 anos o ator e dublador José Santa Cruz

sábado, 27 de abril 2024

O ator, dublador, comediante e radialista José Santa Cruz, também conhecido como Santinha, morreu nesta sexta-feira (26), aos 95 anos, no Rio de Janeiro. Ele tinha a doença de Parkinson e estava internado com broncopneumonia.

Nascido em Picuí, na Paraíba, ele teve uma longa trajetória profissional no Rio de Janeiro. Ficou conhecido na TV pelos personagens interpretados nos programas de humor Balança Mas Não Cai, A Praça é Nossa e Zorra Total. Também atuou em novelas como “O Bem Amado” e “Espelho da Vida”. Jojoca foi um dos seus personagens mais famosos.

Na dublagem, foi a voz, entre outros, de Dino da Silva Sauro, da Família Dinossauro, de Magneto nos filmes e desenhos X-Men, de J.Jonah Jameson nos filmes do Homem Aranha e de Danny DeVito em grande parte dos filmes do ator americano.

Também fez cinema ao lado do ator Lúcio Mauro (1927-2019). Os dois protagonizaram “007 e Meio no Carnaval” (1966), que tinha Chacrinha no elenco.

“Nas artes eu só não pintei”, disse em entrevista ao canal Jacaré Banguela, no Youtube, ao lembrar as sete décadas de profissão. “Quem está aqui tem que trabalhar, viver enquanto está aqui”, afirmou.
Ao lado de Lúcio Mauro, formava a dupla Jojoca e Zé das Mulheres. Cinquenta anos depois, fez dupla com o filho do amigo, Lúcio Mauro Filho, no Zorra Total, como os limpadores de vidro.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com