32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Arte + Agenda

Mostra de Artes Cênicas chega a sua terceira edição entre os dias 3 e 5 de maio

quarta-feira, 01 de maio 2024

Mostra de Artes Cênicas é um espaço destinado a artistas e pesquisadores que com interesse em compartilhar seus processos de criação através das linguagens em Circo, Dança, Teatro e Performance. Nesta terceira edição, que acontece entre os dias 3 e 5 de maio, no Teatro Morro do Ouro e na Praça Mestre Boca Rica, ambos no Theatro José de Alencar (TJA), a CUIA chega com um formato híbrido, resultado da soma das primeiras edições. A programação conta com espetáculos seguidos de rodas de conversas presenciais, além de bate-papo virtual sobre Produção Cultural, com intuito de dar continuidade a ações de fomento artístico cultural que movimentam a Economia da Cultura, alcançando públicos além da capital cearense. A programação é gratuita.

Mantendo seu caráter descentralizado, a CUIA reúne artistas e produtores da capital como do interior do Ceará, como Aquiraz, Maracanaú, Russas e Tururu. Todos se apresentam no Teatro Morro de Ouro. Paralelamente aos espetáculos, o público ainda poderá aproveitar a Feira Cultural na Praça Mestre Boca Rica, com participação do Balaio Brechó, Pratinho da Jajá, com comidas e bebidas e Napahla, com acessórios artísticos autorais.

Nomes como Ayrton Pessoa Bob, Ivina Passos, Monique Cardoso e Rodrigo Ferreira (Mulher Barbada) estão entre os facilitadores das ações formativas. No dia 4 de maio, sábado, das 18h às 21h, acontece a exibição das obras artísticas “Alma Sebosa”, de Dela Felina (Fortaleza-CE), “PINTOSAS”, de Jessi Almeida e Anderson Vieira (Aquiraz-CE), e “Pituca vai à praia”, de Angélica Gadelha (Maracanaú-CE).

“O elemento “cuia” tem o significado de desdobramento, mistura, transformação, suporte, apoio do beber, do comer e da sonoridade. Trata-se de um elemento significativo para nossa cultura cearense”, explicam os produtores Aline Monteiro e Icaro Limas. Realizada por um grupo de artistas de Fortaleza (CE) desde 2019, a CUIA é feita a partir da perspectiva de quem produz, de onde e o que está sendo produzido na atual cena nordestina. Seu objetivo é convocar os mais diversificados projetos que estão atualmente trabalhando para a construção sobre formas possíveis do olhar artístico.

SOBRE A CUIA: MOSTRA DE ARTES CÊNICAS – Com a primeira edição realizada em outubro de 2019, a Mostra ocupou dois espaços distintos: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno e Pirarucu – espaço de invenção. Foram cinco dias de programação, 20 espetáculos de curta duração via convocatória e dois grupos convidados. Com rodas de conversas sobre processos criativos, vivências em produção cultural com presença de mulheres produtoras e apresentações artísticas, a ação contou com artistas de Fortaleza, Maracanaú, Cascavel, Caucaia e Itapipoca.

Sua segunda edição em 2021 ocorreu em formato virtual, devido ao cenário da COVID-19. Com três dias de programação, nove espetáculos de curta duração com troca de experiência entre público e artistas seguiram acontecendo, bem como as demais programações. Com o formato remoto, houve a chance de alcançar públicos além do Ceará.

SERVIÇO
CUIA: Mostra de Artes Cênicas
3, 4 e 5 de maio de 2024
Programação de 8h às 21h disponível em @cuiamostradeartescenicas
no Teatro do Morro do Ouro, anexo ao Theatro José de Alencar
Gratuito e aberto ao público

PROGRAMAÇÃO*
CUIA: MOSTRA DE ARTES CÊNICAS
*Sujeita a alterações

3 de maio, sexta-feira, 8h às 12h
Oficina “Trilha sonora para as Artes Cênicas” – Parte 1
com Ayrton Pessoa Bob
na Escola Pública de Música da Vila das Artes

3 de maio, sexta-feira, 13h às 15h
Oficina “Trilha sonora para as Artes Cênicas” – Parte 2
com Ayrton Pessoa Bob
na Escola Pública de Música da Vila das Artes

4 de maio, sábado, 10h às 11h30
Roda de Conversa sobre Produção Cultural
com Ivina Passos e Monique Cardoso e mediação de Juliana Tavares
online via Google Meet, link no instagram @cuiamostradeartescenicas

4 de maio, sábado, 18h às 21h
Exposição das obras artísticas “Alma Sebosa”, de Dela Felina (Fortaleza-CE), “PINTOSAS”, de Jessi Almeida e Anderson Vieira (Aquiraz-CE) e “Pituca vai à praia”, de Angélica Gadelha (Maracanaú-CE)
seguida de roda de conversa com artistas com mediação de Rodrigo Ferreira (Mulher Barbada)
no Teatro Morro do Ouro – anexo ao Theatro José de Alencar

4 e 5 de maio, sábado e domingo, 18h às 21h
Feira Cultural com Balaio Brechó, Napahla – Acessórios artísticos autorais e Pratinho da Jajá
na Praça Mestre Boca Rica – anexo ao Theatro José de Alencar

5 de maio, domingo, 18h às 21h
Exposição das obras artísticas “Mamãe, sou Dragqueen!”, de Megera (Fortaleza-CE), “Desgovernada”, de Átila (Russas-CE) e “Menino macho: ensaios para um novo ser”, de Eduardo Rodrigues” (Tururu-CE)
seguida de roda de conversa com artistas com mediação de Ítalo Rui (Manaus-AM)
no Teatro Morro do Ouro – anexo ao Theatro José de Alencar

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com