32 C°

sábado, 16 de outubro de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Arte + Agenda

Porto Iracema das Artes lança tema e abre cursos

quarta-feira, 27 de fevereiro 2019

Com o tema “Poéticas das Existências”, o ano letivo da escola Porto Iracema das Artes iniciou, ontem, abrindo inscrições para o Programa de Formação Básica. A primeira oferta do ano disponibiliza 170 vagas para os Cursos Básicos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Fotografia – 75 vagas a mais que em 2018. O objetivo das formações é iniciar o aluno no mundo das artes e da produção cultural. As inscrições serão feitas exclusivamente no site do Porto até o dia 15 de março.

A escolha do tema para nortear as formações e os eventos da Escola este ano seguiu o mesmo processo dos anos anteriores, em que a área pedagógica do Porto Iracema debate sobre as questões que emergiram nas experiências formativas do ano letivo passado. São questões que surgiram e não ganharam o espaço necessário para sua plena reflexão. Em 2019, o Porto Iracema quer provocar o debate sobre as formas como os artistas, em diálogo com as diversas pautas presentes na experiência social, especialmente na realidade brasileira recente, afirmam diferentes modos de existir na construção de suas poéticas, seus atos criativos. Nesta perspectiva, a Escola propõe o tema “Poéticas das Existências”.

“Neste ano que promete ser de grandes desafios para o Brasil, em especial na área da cultura, o Instituto Dragão do Mar tem como foco a formação. Mais do que nunca, precisamos formar jovens artistas com senso crítico e estético apurados como forma de abrir espaços para uma experiência social mais generosa. Nesse sentido, o tema do ano da Escola Porto resume a urgência do que precisamos buscar em todos os processos artísticos, culturais e sociais”, afirma o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares.

“As narrativas das existências contemporâneas são múltiplas e envolvem questões relacionadas à desigualdade social, ao extermínio das juventudes periféricas, ao racismo, ao feminicídio, à sexualidade, aos gêneros, à homofobia, entre outras. O campo das artes é esse lugar precioso da experiência social, que favorece o pensamento crítico e a construção coletiva de narrativas de existência. Na verdade, narrativas de sobrevivência, no caso específico do Brasil contemporâneo”, destaca a diretora da Escola, Bete Jaguaribe.

SERVIÇO

Porto Iracema das Artes lança tema “Poéticas das Existências” para ano letivo 2019 e abre primeira oferta de cursos com 170 vagas. Período de inscrição: 26 de fevereiro a 15 de março. Onde: aba INSCRIÇÕES do site do Porto – http://www.portoiracemadasartes.org.br/inscricoes/ – Resultado da primeira etapa: 18 de março.Resultado final: 21 de março. Gratuito.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com