32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Arte + Agenda

Projeto Comicidade em Foco promove espetáculos e número de palhaçaria na Universidade das Artes

segunda-feira, 19 de fevereiro 2024

O projeto Comicidade em Foco segue com as apresentações circenses na Universidade das Artes e, nos próximos dois sábados, promove mais uma série de ações gratuitas e voltadas para o público de todas as idades, sempre a partir das 18h30. No dia 24/02 acontece a apresentação do espetáculo “Tudo Junto e Misturado”, do grupo Circo Muamba. No dia 02/03, será encenada a montagem “Madame Tramelus”, com K’Os Coletivo. Na mesma noite, crianças e adultos terão a chance de conferir o número de palhaçaria “A Explosão”, estrelado pela Palhaça Bombinha. 

O espetáculo “Tudo Junto e Misturado” apresenta Chicória e Alecrim, uma dupla excêntrica que se desdobra para entreter os espectadores, entre habilidades que dominam muito bem e outras nem tanto. Malabarismo, arte com balão, equilíbrio, dança e muita palhaçaria são pontos de partida para uma mescla de números que vão do mistério ao clímax eletrizante, tendo como ponto de partida o repertório executado ao longo dos seis anos de companhia, homenageando a diversidade e forte poder de adaptação desta secular linguagem artística. 

Já em “Madame Tramelus”, a Palhaça Tramela dá vida a uma vidente que lê cartas e prevê o futuro através de sua bola de cristal minúscula. Diante da situação de se encontrar sozinha, sem nenhum cliente para atender, ela vai selecionar algumas pessoas da plateia para terem seu futuro revelado. Entre erros e acertos, Madame Tramelus jamais esconde o que vê. 

E no número “A Explosão”, a palhaça Bombinha, vivida pela artista Paula Itida,  vai fazer uma demonstração de diferentes tipos de habilidades, interagindo com o público, desafiando a gravidade, entre outras estripolias. Unificando o número que nasceu na Academia do Riso, com as técnicas circenses, consequentes de 10 anos de pesquisa, a palhaça entretém o público de maneira divertida, dizendo o que pensa, sem deixar de lado sua personalidade empoderada. 

Após cada um dos espetáculos, será ministrada uma aula-show pelos próprios artistas da encenação, com o objetivo ensinar aos participantes as técnicas necessárias para a iniciação à comicidade, além de compartilhar com eles as experiências da vida no circo. 

Todas as apresentações artísticas terão disponibilização de Intérprete de LIBRAS (para pessoas surdas ou ensurdecidas) e oferecimento de protetor auricular (abafadores) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto “Comicidade em Foco: Palhaçaria na Universidade das Artes” faz parte da Temporada de Arte Cearense (TAC): Redes de Criação, realizada pela Universidade das Artes. A TAC é uma ação da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da Diretoria de Ação Cultural.

SERVIÇO

Projeto Comicidade em Foco: Palhaçaria na Universidade das Artes

24 de fevereiro (sábado), 18h30 – Espetáculo “Tudo Junto e Misturado”, com o grupo Circo Muamba + Aula-show

02 de março (sábado), 18h30 – Espetáculo “Madame Tramelus”, com o grupo K’Os Coletivo + Número de palhaçaria “A Explosão”, com a Palhaça Bombinha.

Local: Sede da Universidade das Artes, Rua João Cordeiro, 3226, Joaquim Távora, Fortaleza

Entrada gratuita

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com